ECD - Erro - Registro C155 - A conta/centro de custo da ECD recuperada aparece com saldo final zero no registro C155 do mês
Ultima Atualização: 01/08/2025 Artigo de código : 16139        
Ao validar o arquivo ECD após a recuperação da ECD anterior, é exibido o seguinte erro:

Motivo: Este erro ocorre porque, a partir do ano-calendário de 2023, todos os meses da ECD anterior passaram a ser recuperados (anteriormente, apenas o último mês era considerado). Dessa forma, se uma conta for encerrada com saldo zero antes do último mês da ECD anterior, ela deverá, obrigatoriamente, constar no registro I155 referente ao último mês dessa ECD, mesmo que não tenha apresentado movimentação após o encerramento.
Solução: Portanto, o registro I155 deve estar presente no último mês da ECD anterior para todas as contas com saldo zerado ao longo do período.
Exemplo: |I155|2.1.01.01.1.1633||0,00|D|0,00|0,00|0,00|D|
Campo 01 – Tipo de Registro: I155
Campo 02 – Código da Conta Analítica: 2.1.01.01.1.1633
Campo 03 – Código do Centro de Custos: não há
Campo 04 – Valor do Saldo Inicial do Período: 0,00
Campo 05 – Indicador da Situação do Saldo Inicial: D (quando o saldo for zero, deve ser informado “D” ou “C”).
Campo 06 – Valor do Total de Débitos do Período: 0,00
Campo 07 – Valor do Total de Crédito do Período: 0,00
Campo 08 – Valor do Saldo Final do Período: 0,00
Campo 09 – Indicador da Situação do Saldo Final: D
Caso o registro I155 não seja informado, será gerado o erro no registro C155 durante a recuperação da ECD anterior, conforme demonstrado acima. Para corrigir esse erro, será necessário substituir a ECD com as informações devidamente ajustadas.
Como não se trata de uma falha no sistema, existe uma alternativa paliativa caso a substituição do arquivo não seja viável no momento.
Atenção: essa solução paliativa não impede que ocorram erros posteriores na Escrituração Contábil Fiscal (ECF). A forma correta e recomendada de correção é a substituição da ECD com as devidas informações.
Procedimento paliativo:
Para aplicar essa correção, é necessário incluir as contas envolvidas no erro no plano de contas (registro I050) do arquivo TXT atual.
Inclua no arquivo o registro I050 correspondente, preenchido com os dados corretos. Para isso, consulte o plano de contas da ECD anterior e utilize as informações conforme registradas anteriormente.
Exemplo: |I050|31122022|02|A|5|2.1.01.01.1.1633|210101|Fornecedores Diversos|
Campo 01 – Tipo de Registro: I050
Campo 02 – Data de inclusão alteração da conta no plano de contas: 31122022
Campo 03 – Código da Natureza da Conta: 02

Campo 04 – Indicador do tipo
de conta:
S - Sintética
(grupo de contas)
A - Analítica
(conta)
Campo 05 – Nível da conta
analítica/grupo de
contas: 5 (De acordo com o plano de contas atual)
Campo 06 – Código da conta
analítica/grupo de
contas: 2.1.01.01.1.1633 (Plano de contas anterior que está ocorrendo o erro)
Campo 07 – Código da conta
sintética /grupo de
contas de nível
imediatamente
superior: 210101 (Grau superior da conta atual, se sua conta contábil atual é de 5 graus deverá ser destacado a anterior de 4° grau)
Campo 08 – Nome da conta
analítica/grupo de
contas: Fornecedores Diversos (Nome da conta de grau 4° mencionada no campo 07)
Ajuste a quantidade de linhas informadas no registro I990, salve o arquivo e realize a importação novamente.
Esse ajuste também pode ser feito diretamente no plano de contas (registro I050) dentro do validador da ECD:
Acesse o menu "Escrituração Contábil" > "Plano de Contas";
Clique no ícone "+" para adicionar um novo registro;
Preencha as informações conforme necessário.

Os campos em destaque "Nível da conta/grupo" e "Código da conta sintética/grupo de nível superior" deve ser registrados conforme o plano de contas atual.
Após realizar as alterações, execute o processo de validação do arquivo e certifique-se de que os erros foram corrigidos.