PASSO 1
Depois de ter as parametrizações realizadas conforme sua tributação, para gerar o arquivo texto (.TXT), acesse o "Menu Gerar Arquivo > Geração do Arquivo ECF":
PASSO 2
Através da tela de Geração da ECF, será possível especificar o destino onde o arquivo será salvo, poderá habilitar se o arquivo será gerado com ou sem Centro de Custos (registro facultativo) e inserir outras demonstrações contábeis através da Aba Outras Informações - RTF, caso necessário, será preciso gerar/salvar a demonstração em Word, depois salvar em .RTF para anexar.
No campo Arquivo, vem o nome padrão: ECF + código da empresa no sistema + .TXT (extensão do arquivo). É possível alterar o nome se quiser, mas não pode remover a extensão .TXT
PASSO 3
Ao clicar na opção "Inconsistências e Vínculo Referencial", caso exista alguma configuração não efetuada, ou contas no Plano Contábil, que não foram vinculadas ao Plano Referencial da Receita Federal, será apresentada uma relação listando essas configurações e/ou as contas que necessitam ser vinculadas, antes de gerar o arquivo.
Atenção: Todas as contas analíticas do Plano de Contas que possuírem saldos ou movimentações, devem ser vinculadas ao Plano de Contas Referencial da Receita Federal segundo instrução do Manual de Orientação da ECF. Esta vinculação é obrigatória para todas as empresas que irão fazer a recuperação de dados da ECD.
CLIQUE AQUI, para orientação de como proceder com o Vínculo do Plano Referencial (Registro J051).
Observação: Clicando no botão Detalhe a frente da mensagem de inconsistência, será aberto no navegador, uma FAQ com o passo a passo a ser executado.
PASSO 4
Depois de ter as inconsistências resolvidas, ou caso não tenha inconsistência, para gerar o arquivo clique no botão Gerar:
Será apresentada a mensagem abaixo:
É possível Visualizar o Arquivo Gerado ou Sair, através dos botões correspondentes:
Após todas as configurações e geração do arquivo, importe no PGE da ECF o arquivo gerado pelo sistema.