Como realizar um Cadastro de Cliente

Ultima Atualização: 27/11/2024    Artigo de código : 16307             

Para realizar o cadastro de cliente, siga as orientações abaixo:


PASSO 1

Para cadastrar um Cliente em seu sistema, acesse a Aba Clientes e Fornecedores, clique no botão Clientes e em seguida clique em Novo Cliente. Lembrando que cadastrando em um dos módulos não precisará cadastrar nos outros.


PASSO 2

Na aba Geral informe os dados de seu cliente, se esse for pessoa jurídica, pode fazer a busca dos dados pelo CNPJ diretamente no site da Receita igual ao cadastro da empresa. Sendo pessoa Física, precisará preencher os dados pessoais manualmente, porém o endereço poderá preencher o CEP e clicar na lupa, que irá preencher conforme as informações do site dos Correios.

Observação: Ao lado direito do ícone Cliente pode realizar a troca para um fornecedor ou colaborador.


PASSO 3

Na aba Informações Adicionais, informe um vendedor padrão para este cliente. Caso ele não seja mais seu cliente, marque a opção Cliente Inativo ou caso queira enviar algum tipo de comunicação, marque a opção Recebe Mala Direta. Se este cliente for consumidor final, marque a opção Consumidor. No quadro contatos informe os principais contatos do seu cliente e no quadro Informações Bancárias os dados bancários do seu cliente.

Atenção: Lembre-se que o quadro Contatos irá aparecer somente se informar Pessoa Jurídica. O Botão Anexo serve para incluir qualquer documentação a respeito do seu cliente. Depois de finalizado o cadastro clique em Ok e ao utilizar esse cliente nos processos, no cadastro é habilitado as abas Contas em Aberto e Histórico de Lançamentos.


PASSO 4

As abas Comercial e Estoque servem para verificar o histórico do seu Cliente nas movimentações de Vendas (saída de produtos) e Compras (entrada de produtos). 


PASSO 5

Aba Produto Vinculado serve para verificar o histórico de produtos que foram vinculado ao Cliente, porém está aba irá utilizar mais no cadastro do Fornecedor.


Ao clicar no botão "OK" o seu Cliente será cadastrado no sistema.

Observação: 

Na primeira aba Informações Gerais possui o ícone Cliente do lado direito da tela, ao clicar nesse ícone você consegue alterar esse cadastro de Cliente para Fornecedor ou Colaborador.


Se futuramente precisar desativar esse Cliente, poderá selecionar o checkbox "Cliente Inativo" na aba Informações Adicionais.




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