Como realizar um Cadastro de Cliente
Ultima Atualização: 27/11/2024 Artigo de código : 16307        
Para realizar o cadastro de cliente, siga as orientações abaixo:
PASSO 1
Para cadastrar um Cliente em seu sistema, acesse a Aba Clientes e
Fornecedores, clique no botão Clientes e em seguida clique em Novo Cliente.
Lembrando que cadastrando em um dos módulos não precisará cadastrar nos outros.
PASSO 2
Na aba Geral informe os dados de seu cliente, se esse for pessoa jurídica, pode fazer
a busca dos dados pelo CNPJ diretamente no site da Receita igual ao cadastro da
empresa.
Sendo pessoa Física, precisará preencher os dados pessoais manualmente, porém o
endereço poderá preencher o CEP e clicar na lupa, que irá preencher conforme as
informações do site dos Correios.
Observação: Ao lado direito do ícone Cliente pode realizar a troca para um
fornecedor ou colaborador.
PASSO 3
Na aba Informações Adicionais, informe um vendedor padrão para este cliente. Caso ele não seja mais seu cliente,
marque a opção Cliente Inativo ou caso queira enviar algum tipo de comunicação,
marque a opção Recebe Mala Direta. Se este cliente for consumidor final, marque a
opção Consumidor.
No quadro contatos informe os principais contatos do seu cliente e no quadro
Informações Bancárias os dados bancários do seu cliente.
Atenção: Lembre-se que o quadro Contatos irá aparecer somente se informar
Pessoa Jurídica.
O Botão Anexo serve para incluir qualquer documentação a respeito do seu cliente.
Depois de finalizado o cadastro clique em Ok e ao utilizar esse cliente nos
processos, no cadastro é habilitado as abas Contas em Aberto e Histórico de
Lançamentos.
PASSO 4
As abas Comercial e Estoque servem para verificar o histórico do
seu Cliente nas movimentações de Vendas (saída de produtos) e Compras (entrada de
produtos).
PASSO 5
Aba Produto Vinculado serve para verificar o histórico de
produtos que foram vinculado ao Cliente, porém está aba irá utilizar mais no cadastro do
Fornecedor.
Ao clicar no botão "OK" o seu Cliente será cadastrado no sistema.
Observação:
Na primeira aba Informações Gerais possui o ícone Cliente do lado direito da tela, ao clicar nesse ícone você consegue alterar esse cadastro de Cliente para Fornecedor ou Colaborador.
Se futuramente precisar desativar esse Cliente, poderá selecionar o checkbox "Cliente Inativo" na aba Informações Adicionais.