Cadastro de Jornada de Trabalho

Ultima Atualização: 25/02/2025    Artigo de código : 16339             

Atenção: Esse procedimento refere-se para contas do tipo empregador, se você é um colaborador, não terá acesso a essas informações no sistema.


Por que cadastrar essas informações? 

Ao cadastrar uma jornada de trabalho você informa ao sistema os dias, horários e em especial a quantidade de horas que o(s) colaborador(es) deverão trabalhar. A jornada vai servir de referência, por exemplo, para o envio de alerta de atraso, o cálculo das horas esperadas por período de cada profissional. Ela deve refletir os termos do contrato de trabalho a serem cumpridos. No entanto, conforme exigência da lei, o sistema não impede o registro de ponto fora dos dias e horários estabelecidos na jornada, desde que o colaborador se encontre no local de trabalho cadastrado para ele (se não possuir local de trabalho flexível). 


Algumas dicas:

Tipo de escala - Escolha o tipo desejado e os campos aparecerão abaixo para inserir os dias e horários de trabalho; 

Tempo de tolerância - É o tempo considerado, a mais ou a menos, para gerar ou não ocorrências de atraso e outras, que podem disparar envio de alerta ao(s) gestores; 

Controle de horas - São regras usadas como base para apuração da folha de ponto. Atrele a um controle de horas cadastrado anteriormente em lista. 

Pré-assinalar intervalo - Para que os colaboradores realizem o registro de ponto no intervalo, selecione a opção "Não" (Com isso o sistema não irá assinalar automático o intervalo). Caso não seja necessário o colaborador fazer o registro de ponto no intervalo, selecione a opção "Sim" e informe o tempo de intervalo para que o sistema preencha automaticamente. 

 

Importante: Antes de salvar, confira os totais de horas de cada dia e se o total de horas da escala estão corretos, eles aparecerão e tem impacto direto na Folha de Ponto. 
 

CADASTRO DE JORNADA

Após o cadastro dos locais de trabalho, efetue o cadastro da jornada dos colaboradores. Acesse "Gestão de Colaboradores > Jornadas de Trabalho" e clique em "Nova Jornada". 


Através das jornadas você determina o tipo de escala (semanal, 5/1 dias etc.) e os horários diários de entrada e saída do trabalho a serem cumpridos, ou seja, quando o colaborador deve bater ponto, além dos dias de folga conforme o contrato de trabalho de cada colaborador. 

Escolha também se ele deverá registrar o ponto nos intervalos ou não (neste caso o sistema registra automaticamente - o chamado registro pré-assinalado), conforme a rotina de cada colaborador e conforme o que você desejar. Antes de salvar, confira se o total de horas da escala está conforme o desejado.  



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
16339