Cadastrar uma jornada de trabalho
Ultima Atualização: 27/08/2024 Artigo de código : 16339        
Atenção: Esta FAQ foi escrita para contas do tipo empregador, se você é um colaborador, não terá acesso a essas informações no sistema.
Por que cadastrar essas informações?
Ao cadastrar uma jornada de trabalho você diz ao sistema os dias, horários e em especial a quantidade de horas que o(s) colaborador(es) deverão trabalhar. A jornada vai servir de referência, por exemplo, para o envio de alerta de atraso, o cálculo das horas esperadas por período de cada profissional. Ela deve refletir os termos do contrato de trabalho a serem cumpridos. No entanto, conforme exigência da lei, o sistema não impede o registro de ponto fora dos dias e horários estabelecidos na jornada, desde que o colaborador se encontre no local de trabalho cadastrado para ele (se não possuir local de trabalho flexível).
Algumas dicas
Tipo de escala - Escolha o tipo desejado e os campos aparecerão abaixo para inserir os dias e horários de trabalho;
Tempo de tolerância - É o tempo considerado, a mais ou a menos, para gerar ou não ocorrências de atraso e outras, que podem disparar envio de alerta ao(s) gestores;
Bater o ponto no intervalo - Para os colaboradores fazerem o registro no intervalo, selecionar a opção NÃO (Com isso o sistema não irá assinalar automático o intervalo).
Caso não seja necessário os colaboradores fazer o registro no intervalo, selecionar a opção SIM e colocar o tempo de intervalo e o sistema irá calcular automático.
Importante: Antes de salvar, confira os totais de horas de cada dia e também se o total de horas da escala estão corretos, eles aparecerão e tem impacto direto na Folha de Ponto.
CADASTRAR UMA JORNADA
Após cadastrar seus locais de trabalho, você precisa cadastrar a jornada de seus colaboradores. Para cadastrar uma nova jornada acesse "Gestão de Colaboradores > Jornadas de Trabalho" e clique em "Nova Jornada".
Através das jornadas você determina o tipo de escala (semanal, 5/1 dias, etc.) e os horários diários de entrada e saída do trabalho a serem cumpridos, ou seja, quando o colaborador deve bater ponto, além dos dias de folga conforme o contrato de trabalho de cada colaborador.
Escolha também se ele deverá registrar o ponto nos intervalos ou não (neste caso o sistema registra automaticamente - o chamado registro pré-assinalado), conforme a rotina de cada colaborador e conforme o que você desejar. Antes de salvar, confira se o total de horas da escala está conforme o desejado.