Como cadastrar um colaborador

Ultima Atualização: 23/08/2024    Artigo de código : 16346             

Atenção: Esta FAQ foi escrita para contas do tipo empregador, se você é um colaborador, não terá acesso a essas informações no sistema.

    Tópicos presentes nesta FAQ:

     - Explicando a janela de cadastro de Novo Colaborador;

     - Como cadastrar um colaborador.


JANELA  NOVO COLABORADOR

Matrícula:  Combinada com o CPF , é o identificador de cada colaborador dentro do sistema e utilizada para bater ponto;

Filial: Selecione uma das filiais já cadastrada antes. (Essa função é opcional).

Departamento: Selecione um departamento já cadastrado anteriormente ou crie um clicando no botão "Novo Departamento" que aparecerá ao lado.

Centro de custos: Selecione um dos centro de custo já cadastrado antes. (Essa função é opcional).

Jornada: Selecione uma das jornadas cadastrada antes, os horários e total de horas serão referência para os relatórios;

Local de Trabalho Flexível: Opção ‘Sim’ o colaborador terá liberdade para bater ponto de qualquer localização e/ou telefone de origem. Opção ‘Não’ você seleciona e autoriza um ou mais locais, limitando aonde o sistema deve permitir ele bater ponto;

Intervalo Flexível: Opção ‘Sim’ dá flexibilidade nos horários dos pontos do intervalo (1ª saída e 2ª entrada). Já a opção marcada ‘Não’ o sistema espera que ele bata ponto nos horários de intervalo da jornada, caso contrário são geradas ocorrências de atraso ou adiantado;

Verificação de Presença via: Os meios que você autoriza esse colaborador a registrar o ponto, deve escolher no mínimo um meio. O sistema não permitirá bater ponto através dos meios não autorizados previamente;

Início do Ponto: Data estabelecida para início do controle de ponto, a data pode ser tanto do dia do cadastro do colaborador ou data posterior a essa, quando o sistema abrirá o turno para receber os pontos. 

Importante:

A data não é retroativa. Para o sistema o colaborador existe somente a partir da data do cadastro, assim o relatório não mostrará os dias anteriores a data de criação do colaborador;

Caso a jornada do colaborador não seja semanal, a data de início deve ser o 1º dia da escala:

Exemplo:

Jornada 5 por 1, a data de início deve ser o 1º dos 5 dias de trabalho, para que os dias de trabalho e folga estejam corretos no relatório.

Gestor desse colaborador: O gestor do colaborador será quem receberá os alertas através do e-mail cadastrado no sistema, podendo ser tanto um usuário ou outro colaborador.

O gestor do colaborador poderá posteriormente escolher quais alertas deseja receber e visualizar os relatórios ao acessar o sistema.

Outras Informações: Campos opcionais, não precisam ser preenchidos. Porém, recomendamos informar o PIS e a data de contratação.


CADASTRO NOVO COLABORADO

Por último, depois de cadastrados os locais e as jornadas, você pode agora cadastrar um colaborador! Para isso vá em "Gestão de Colaboradores >Colaboradores" e clique em "Novo Colaborador".



Na aba "Registro de Ponto", indique será realizado o controle de ponto individualmente de cada colaborador e cadastra os dados pessoais como preferir.

Informe o CPF do colaborador, selecione a respectiva jornada e o(s) local(is) de trabalho, cadastrados nos passos anteriores, aponte a data para início do controle de ponto e o meio de verificação da presença, ou seja, se ele deverá bater ponto via telefone e/ou aplicativo Ponto Now.

Lembre-se de imprimir o "Cartão de Ponto" e fornecer esse número de matrícula ao colaborador cadastrado. Recomendamos imprimir o "Termo de Aceite" para assinatura de cada colaborador e também se certificar da existência de um "Acordo Coletivo de Trabalho" vigente com o sindicato destes, onde fica autorizado o uso de "Sistema Alternativo Eletrônico" de controle de jornada de trabalho (ambos os modelos estão disponíveis na seção "Utilidades".

 

 


Observação: Todos os campos com * são de preenchimento obrigatório.



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