Confira todos os itens abaixo para eliminar os fatores que podem estar causando o problema:
Verifique se a localização do aparelho está ativada;
O aparelho atende aos pré-requisitos do aplicativo (sistema atualizado e versão do Android e IOS conforme Requisitos Mínimos);
As permissões de localização e câmera estão permitidas para o aplicativo Ponto Now;
O colaborador se encontra no local autorizado pelo empregador para bater o ponto ou possui local de trabalho flexível.
Verifique a localização
Verifique se a localização do seu aparelho está ativada.
Verifique a versão do Android do seu aparelho, acesse "Configurações > Sistema". Vá em "Sobre" e veja as informações do seu Android.
Verifique se a versão é superior ou igual a 5.1 e que não há nenhuma atualização do sistema pendente - caso contrário, atualize o sistema e reinstale o aplicativo
Verifique as permissões do aplicativo
Em Configurações, clique em "Aplicativos e notificações", procure e clique no Aplicativo.
Abra as configurações e vá em "Permissões", verifique se as permissões de câmera, microfone e local estão ativadas, se não estiverem, ative-as.
Verifique se você está no local de trabalho autorizado ou se o seu local de trabalho é flexível
Caso encontre problemas para bater o ponto no seu local de trabalho, verifique se você se encontra em local autorizado para bater o ponto. Se estiver no seu local de trabalho e mesmo assim o aplicativo não reconhecer a sua localização, verifique o endereço e repasse para o seu empregador adicionar este endereço como um novo local de trabalho. Se o seu local de trabalho estiver cadastrado como flexível no sistema, ignore a mensagem e clique em continuar.
ERROS MAIS COMUNS E COMO RESOLVÊ-LOS
Aplicativo não habilitou identificação automática de rosto:
Quando o App não reconhecer o rosto de forma automática irá aparecer da seguinte maneira:
Para correção do registro de ponto, tire a foto e clique em "Confirmar"
O Aplicativo não reconhece o local de Trabalho
Quando o colaborador tiver locais fixos de registro de ponto e o mesmo estiver fora desses locais irá aparecer da seguinte maneira:
O aplicativo apresenta a distância que o colaborador está do local de trabalho, se o colaborador tiver a autorização em mais de um ponto, clique na opção e irá aparecer a distância que está dos locais de trabalho.
Para fazer o registro de ponto nesse caso o colaborador precisa estar no local habilitado, o raio para confirmação do registro é de 100m.
Erro de Atualização automática de Data e Hora:
Quando aparecer a seguinte mensagem na tela do seu smartphone:
Significa que a atualização automática do celular está desligada, para fazer o registro do ponto é necessário que seja habilitada essa função, isso é uma proteção para no registro offline, para que se garanta a hora exata do registro.
Para correção, acesse no aparelho: "Configurações > Sistema > Data e hora" e marque a opção data e hora de forma automática:
Erro na hora de Logar no aplicativo
Quando tenta logar no App e não conectar:
Significa que o aparelho está sem internet no momento, com isso o mesmo não consegue logar, para fazer o primeiro login é necessário o aparelho ter acesso a internet.
Aplicativo travado na hora de abrir
Ao abrir o App e o mesmo fica apenas da maneira abaixo:
É importante fechar o aplicativo e em seguida acesse: "Configurações > Apps e notificações" e selecione o Aplicativo Ponto Now
Clique em "forçar parada" ou em "Armazenamento > limpar cachê e armazenamento".
Caso o problema persistir, verifique o espaço de armazenamento do celular, o mínimo deve ser de 70MB.
FIZ TODO O CHECKLIS E MESMO ASSIM NÃO CONSIGO BATER O PONTO POR APLICATIVO
Caso você tenha verificado todos os pontos acima, porém o App não funciona corretamente, elimine a possibilidade de a causa do problema ser uma configuração na sua conta no sistema.
Recomendamos então que o empregador ou até mesmo o colaborador verifique:
Primeiro, pedimos que o colaborador ou empregador/gestor utilize os dados de acesso do colaborador em outro aparelho e bata o ponto. Em caso de sucesso, tudo indica que o erro se encontra no aparelho usado e suas configurações;
Verifique o cadastro do colaborador e se certifique que ele possui permissão para bater ponto via App, a opção App deve estar selecionada no campo “Verificar presença via” em seu cadastro dentro do sistema, caso contrário o sistema não permite bater ponto via App!
Acesse o cadastro do colaborador no sistema e confirme que ele está autorizado a bater ponto do local de trabalho cadastrado com o endereço correspondente ou com permissão de ‘Local Flexível’;
Se o cadastro estiver correto, acesse o "Local de Trabalho" correspondente e ajuste o ponto no mapa para ficar em cima e no meio do edifício ou imóvel exatamente onde os colaboradores trabalham :
Se o local de trabalho possuir uma área muito grande, excedendo o raio de 50 metros da cerca virtual, cadastre um ou mais locais de trabalho para o mesmo local (Filial 1, Filial 2).
Configure os pontos no mapa de forma a expandir a cerca virtual para cobrir toda a área onde os colaboradores baterão o ponto e adicione esses locais de trabalho no cadastro dos colaboradores.
Importante: Se chegou até aqui depois de tentar todas as soluções recomendadas acima, está comprovado que o erro está no aparelho.
Então, o colaborador deve tentar os seguintes passos e testar o App:
Certifique que o sistema do aparelho está atualizado com a última versão, caso contrário atualize e reinicie o aparelho e em seguida, teste;
Certifique que o aparelho possui espaço na memória – o mínimo recomendável para um funcionamento normal sem lentidão ou problemas é 70MB e em seguida, teste;
Feche / encerre o aplicativo, para isso, acesse: "Configurações > Apps e notificações" selecione o app da Ponto Now, clique em "forçar parada" ou clique em "armazenamento > limpar cachê e armazenamento".
Desinstale e reinstale o App Ponto Now e autorizae as configurações pedidas.
O app deverá funcionar perfeitamente em seguida, desde que tenha acesso à internet para o login.