Rejeição 969: Total do ICMS monofásico retido anteriormente difere do somatório dos itens.
Ultima Atualização: 17/07/2024 Artigo de código : 16443        
A rejeição "969: Total do ICMS monofásico retido anteriormente difere do somatório dos itens." será apresentada quando emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) com Finalidade Normal, e no produto foi indicado o seguinte Código de Situação Tributária (CST) de ICMS:
61 - Tributação monofásica sobre combustíveis cobrada anteriormente
Onde o Valor do ICMS com Retenção diverge da Multiplicação entre a Base de Cálculo do ICMS em quantidade tributada sujeita a retenção e o Percentual da Alíquota ad rem do imposto retido anteriormente. Para corrigir siga as orientações abaixo:
PASSO 1
Acesse a nota rejeitada aba "Produtos" , clique sobre o item classificado como monofásica.
PASSO 2
Em "Detalhes do Item", clique na aba "ICMS", a seguir confira os valores dos campos "Base ICMS em quantidade tributada X Alíquota ad rem do imposto retido anteriormente % = Valor do ICMS imposto retido" anteriormente
Atenção: Caso o cálculo automático esteja desmarcado, basta remarcar e o sistema calculará o valor do ICMS corretamente.
Esse procedimento deverá ser realizado em todos os itens da sua NF-e.
PASSO 3
Ao finalizar retorne na nota, clique novamente em Salvar, Validar e Emitir.
Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu IOB Emissor.
Saiba que foi um prazer te ajudar, até breve!