Manifestação de notas fiscais eletrônicas

Ultima Atualização: 05/11/2024    Artigo de código : 16497             

O manifesto do destinatário (MD-e) é um evento da Nota Fiscal Eletrônica que dá condições para que o destinatário (o receptor da nota fiscal) se posicione a respeito de sua participação no processo comercial descrito na nota.


Quais os benefícios para quem adota a Manifestação do Destinatário?

•  Possibilidade de fazer o download de XML mesmo que o fornecedor não o tenha enviado;

•  Certeza, por parte do fornecedor, de que seu cliente recebeu o documento fiscal e está ciente disso;

•  Obter segurança jurídica, impedindo cancelamentos indevidos por parte do emitente;

•  Isenção de problemas fiscais resultantes de operações fraudulentas;

•  Eliminação da assinatura do canhoto impresso do DANFe.


A manifestação do destinatário é realizada por meio do registro de quatro eventos:


1 - Ciência da Operação (Não Conclusiva)

Habilite a Ciência da Operação, que não representa a manifestação conclusiva do destinatário (tomador da nota) sobre a operação, mas permite o recebimento do XML da NFe na íntegra. Sem a ciência, o tomador terá acesso apenas à nota resumida.


2 - Confirmação da Operação (Conclusiva)

Selecione a Confirmação da Operação, onde o destinatário atesta que tem conhecimento da operação e confirma que ela realmente ocorreu, como o recebimento da mercadoria. Após essa manifestação, o emitente fica impedido de realizar o cancelamento da nota, garantindo segurança para ambas as partes, especialmente para o destinatário.


3 - Operação Não Realizada (Conclusiva)

Escolha a opção Operação Não Realizada para indicar que a operação não foi efetivada, o que poderá ser usado em casos como não recebimento da mercadoria ou não realização do serviço.


4 - Desconhecimento da Operação (Conclusiva)

Selecione o evento Desconhecimento da Operação quando o destinatário afirmar que não reconhece a compra, protegendo-se, por exemplo, de notas fraudulentas.


MANIFESTAÇÃO

Acesse o menu "DF-e" selecione a empresa e o tipo de nota a ser manifesta. Selecione- as na caixa de seleção e clique no botão "Manifestar".



Será aberto a tela de manifestação, onde podemos escolher qual será realizada para a(s) nota(s) selecionada(s). 



Ao selecionar a manifestação, clique em "Manifestar". Será exibida a mensagem de Concluído com Sucesso.


ABA SEFAZ

Para as notas fiscais que não tiveram as manifestações conclusivas marcadas dentro do prazo, elas permanecerão disponíveis na aba "SEFAZ" para baixa e armazenamento. Para conferir e armazenar essas notas, acesse a aba "DF-e", navegue até a aba "SEFAZ", selecione a nota fiscal e clique em "Manifestar" para realizar a manifestação conclusiva e, assim, proceder com o armazenamento da nota fiscal.



Dica: Para visualizar os históricos de manifestação de uma determinada nota, selecione a nota na caixa de seleção, role a tela até a coluna "Manifestação" e clique sobre ela. Será aberta uma tela exibindo os históricos realizados.


Importante:

Uma NFe pode ser remanifestada. Primeiramente, habilite a "Ciência da Operação" e, em seguida, manifeste com um dos status conclusivos. Por exemplo, após a ciência, selecione o evento "Desconhecimento da Operação", depois manifeste com "Confirmação da Operação" e, por fim, com "Operação Não Realizada". Nesse caso, o status final da NFe será, obrigatoriamente, "Operação Não Realizada".

Embora seja possível manifestar uma NFe mais de uma vez, não se deve repetir os mesmos eventos. Por exemplo, se a manifestação inicial foi realizada com "Confirmação da Operação", é possível 'remanifestar' com outro evento, mas não será permitido repetir o evento anterior.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
16497