Manifestação de notas fiscais eletrônicas
Ultima Atualização: 05/11/2024 Artigo de código : 16497        
O manifesto do destinatário (MD-e) é um evento da Nota Fiscal Eletrônica que dá condições para que o destinatário (o receptor da nota fiscal) se posicione a respeito de sua participação no processo comercial descrito na nota.
Quais os benefícios para quem adota a Manifestação do Destinatário?
• Possibilidade de fazer o download de XML mesmo que o fornecedor não o tenha enviado;
• Certeza, por parte do fornecedor, de que seu cliente recebeu o documento fiscal e está ciente disso;
• Obter segurança jurídica, impedindo cancelamentos indevidos por parte do emitente;
• Isenção de problemas fiscais resultantes de operações fraudulentas;
• Eliminação da assinatura do canhoto impresso do DANFe.
A manifestação do destinatário é realizada por meio do registro de quatro eventos:
1 - Ciência da Operação (Não Conclusiva)
Habilite a Ciência da Operação, que não representa a manifestação conclusiva do destinatário (tomador da nota) sobre a operação, mas permite o recebimento do XML da NFe na íntegra. Sem a ciência, o tomador terá acesso apenas à nota resumida.
2 - Confirmação da Operação (Conclusiva)
Selecione a Confirmação da Operação, onde o destinatário atesta que tem conhecimento da operação e confirma que ela realmente ocorreu, como o recebimento da mercadoria. Após essa manifestação, o emitente fica impedido de realizar o cancelamento da nota, garantindo segurança para ambas as partes, especialmente para o destinatário.
3 - Operação Não Realizada (Conclusiva)
Escolha a opção Operação Não Realizada para indicar que a operação não foi efetivada, o que poderá ser usado em casos como não recebimento da mercadoria ou não realização do serviço.
4 - Desconhecimento da Operação (Conclusiva)
Selecione o evento Desconhecimento da Operação quando o destinatário afirmar que não reconhece a compra, protegendo-se, por exemplo, de notas fraudulentas.
MANIFESTAÇÃO
Acesse o menu "DF-e" selecione a empresa e o tipo de nota a ser manifesta. Selecione- as na caixa de seleção e clique no botão "Manifestar".
Será aberto a tela de manifestação, onde podemos escolher qual será realizada para a(s) nota(s) selecionada(s).
Ao selecionar a manifestação, clique em "Manifestar". Será exibida a mensagem de Concluído com Sucesso.
ABA SEFAZ
Para as notas fiscais que não tiveram as manifestações conclusivas marcadas dentro do prazo, elas permanecerão disponíveis na aba "SEFAZ" para baixa e armazenamento. Para conferir e armazenar essas notas, acesse a aba "DF-e", navegue até a aba "SEFAZ", selecione a nota fiscal e clique em "Manifestar" para realizar a manifestação conclusiva e, assim, proceder com o armazenamento da nota fiscal.
Dica: Para visualizar os históricos de manifestação de uma determinada nota, selecione a nota na caixa de seleção, role a tela até a coluna "Manifestação" e clique sobre ela. Será aberta uma tela exibindo os históricos realizados.
Importante:
Uma NFe pode ser remanifestada. Primeiramente, habilite a "Ciência da Operação" e, em seguida, manifeste com um dos status conclusivos. Por exemplo, após a ciência, selecione o evento "Desconhecimento da Operação", depois manifeste com "Confirmação da Operação" e, por fim, com "Operação Não Realizada". Nesse caso, o status final da NFe será, obrigatoriamente, "Operação Não Realizada".
Embora seja possível manifestar uma NFe mais de uma vez, não se deve repetir os mesmos eventos. Por exemplo, se a manifestação inicial foi realizada com "Confirmação da Operação", é possível 'remanifestar' com outro evento, mas não será permitido repetir o evento anterior.