Lançamentos Fiscais - Importação de NFS-e com ISS retido e não retido
Ultima Atualização: 10/11/2023 Artigo de código : 16524        
Para a importação da nota fiscal de serviços prestados com ISS, retido e não retido, segue o passo a passo abaixo:
PASSO 1
Acesse "Menu Arquivos > Cadastros > Código de Atividade Municipal" clique em "Novo" e conforme o XML da nota fiscal, cadastre o Código da Atividade, Descrição, Atividade (Simples Nacional) e "Grave", essa configuração deve ser feita para quando importar a nota fiscal, trazer automático o código de acordo com o XML da nota fiscal.
Após realizar o cadastro da "Atividade Municipal", importe a nota fiscal para o sistema.
PASSO 2
Acesse "Menu Diversos > Importações > Importação NFS-e" clique no menu ao lado "Configurações"
No campos "Situação/Oper./Natureza NF" selecione a opção "Tributada" em "ISS Devido" informe "Automático", e no quadro "Simples Nacional" habilite os checkbox "Atividade - preencher automaticamente" e "Selecionar a opção ISS retido na fonte" após concluir essas configurações, clique em "Atualizar Configurações".
Atenção: Essa configuração fica automática a partir da primeira vez que for configurada. No entanto, é importante sempre clicar em "Atualizar Configurações" antes de importar, para que não haja erros.
PASSO 3
Após toda configuração e importação da nota fiscal, realize o recálculo, acesse o "Menu Movimentos > Recálculo" e realize o recálculo para reconhecer as configurações.
PASSO 4
Acesse a nota fiscal no "Menu Movimentos > ISS > Serviços Prestados/Emitidos" e verifique no campo "Informações - Simples Nacional" se as configurações ficaram corretas (ISS retidos e não retidos).