Cadastros - Clientes
Ultima Atualização: 15/05/2024 Artigo de código : 16683        
Para visualizar ou enviar para o seu cliente realize os procedimentos abaixo:
PASSO 1
Para cadastrar um cliente, acesse o sistema e clique em Cadastros > Clientes e depois clique em Novo cadastro.
PASSO 2
Clique em Cadastrar Primeiro ou novo cadastro.
PASSO 3
Em seguida realize o preenchimento dos campos indicados:
Tipo de pessoa: CNPJ/CPF, Estrangeiro ou Estrangeiro no Brasil;
Tipo de Contribuinte: Selecione neste campo o tipo de pessoa que está sendo cadastrada como Contribuinte ou Não contribuinte;
Tipo Cliente: Nesta opção, informe se o cliente que está sendo cadastro é Revenda ou Consumidor Final
CNPJ/ CPF: De acordo com o Tipo de Pessoa selecionada como cliente, informe o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou Cadastro de Pessoa Física (CPF). Para cadastros de pessoa Estrangeira o campo Documento de Identificação pode ser preenchido.
Nome Fantasia: Para clientes Pessoa Jurídica o Nome Fantasia deve ser inserido nesse campo, caso não possua Nome Fantasia repita a Razão Social do cliente. Quando selecionado Tipo de pessoa Física nesse campo vai constar o campo Nome.
E-mail: Informe o endereço de mensagens eletrônicas do cliente. Para enviar para mais de um endereço de e-mail utilize o campo Inserir. Caso emita notas de serviço, verifique se a estrutura do Fornecedor de Serviço da sua Prefeitura permite o cadastro de mais de um e-mail.
Telefone com DDD: Informe o telefone de contato do cliente.
Inscrição Suframa: Informe a Inscrição Suframa caso o cliente a ser cadastrado possua
Razão Social: Informe o Nome completo da Pessoa Física ou Jurídica que está sendo cadastrada.
Inscrição Estadual: Informe o número da IE. Caso o cliente seja isento de IE, deixe em branco
Inscrição Municipal: Informe o Código de Inscrição Municipal da Empresa que está cadastrando.
Endereço: Preencha o campo CEP, e as informações de Logradouro, Bairro, Cidade / Estado e País serão preenchidas automaticamente. Os demais campos tais como tais como: número e complemento devem ser preenchidos manualmente. Se o sistema não reconhecer o número do CEP será necessário digitar o endereço manualmente.
Observações: Utilize este campo para inserir informações caso necessárias para o cadastro do cliente.
Atenção: Para cadastros de Pessoa Estrangeira, inicie pelo Tipo de Pessoa e o sistema automaticamente preencherá o campo Cidade como Exterior para atender a Nota para o Exterior.
Logo após realizar todo o preenchimento clicar na opção Cadastrar.
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