Parametrizações - Nota Fiscal de Serviços (NFS-e)
Ultima Atualização: 16/05/2024 Artigo de código : 16754        
Aqui você verá como realizar as configurações de Nota Fiscal de Serviços para começar a emitir o NFS-e, basta seguir os passos a seguir.
Atenção: Para emissão de Nota Fiscal de Serviços é necessário ter o credenciamento junto a Prefeitura de sua cidade referente a emissão desse tipo de documento, verifique com o seu consultor tributário (escritório de contabilidade) o procedimento para credenciamento junto a Prefeitura de sua cidade.
PASSO 1
Acesse o Menu "Configurações >NFS-e > Nota Fiscal de Serviços".
PASSO 2
Caso a empresa (CNPJ configurado no cadastro da empresa) já seja emitente de NFS-e por outro sistema é necessário configurar a Série do RPS* e o Número do último RPS*, de acordo com o último documento emitido.
Série de Recibo Provisório de Serviços (RPS): Se a empresa emite os RPS (Recibo Provisório de Serviços) antes da emissão da Nota Fiscal de Serviços, e utiliza série nestes arquivos, informe o número da série do RPS neste campo.
Importante: Este campo é alfanumérico, podendo ser preenchido com letras, verifique com o Layout de sua Prefeitura qual será a Série utilizada para a Emissão de RPS via Webservice, não deixar apenas o valor 0 nesse campo.
Próximo Número de Recibo Provisório de Serviços (RPS): Informe neste campo o número sequencial ao último RPS emitido, para que o sistema possa prosseguir com a sequência.
Importante: Verifique com o Layout de sua Prefeitura qual será a Série utilizada para a Emissão de RPS via Webservice, não deixar apenas o valor 0 nesse campo.
Número de Lote da Próxima Nota de Serviços: Informe neste campo o número sequencial ao último lote de notas de serviços emitidas, para que o sistema possa prosseguir com a sequência.
Importante: Visto que é a primeira emissão através do sistema, este campo poderá ser preenchido com o número 1, não deixar o valor 0 nesse campo.
PASSO 3
Usuário Prefeitura, Senha Prefeitura: A maioria dos municípios suportados exige apenas o certificado para realizar a assinatura da NFS-e, porém quando se tratar de município que exige usuário e senha esses campos serão habilitados para preenchimento.
Utilize as mesmas informações solicitadas no acesso do site da Prefeitura.
PASSO 4
Aqui você pode indicar as alíquotas em percentual (%) dos impostos: IR, CSLL, PIS, COFINS, INSS, ISS para parametrizar nas configurações do sistema, assim ao emitir uma NFS-e as alíquotas serão aplicadas na nova nota automaticamente.
PASSO 5
AMBIENTE PLUGNOTAS NFS-e*: Habilitar a opção "SIM" apenas para emissão de NFS-e NACIONAL;
ATIVAR NFS-e NACIONAL*: Habilitar a opção "SIM" apenas para emissão de NFS-e NACIONAL;
OPTANTE DO SIMPLES* : Informe com "SIM" ou "NÃO se a empresa é optante do Simples Nacional;
EXIGIBILIDADE DO ISS NO RPS: Preencha de acordo com os dados da prefeitura;
FIXO ANUAL: Preencha de acordo com os dados da prefeitura;
INCENTIVADOR CULTURAL: Preencha de acordo com os dados da prefeitura;
TIPO DE CANCELAMENTO: Determine como ERRO NA EMISSÃO ou como SERVIÇO NÃO CONCLUIDO;
UTILIZA ENVIO SÍNCRONO: Mantenha a configuração do sistema;
INCENTIVO FISCAL: Preencha de acordo com os dados da prefeitura;
CONSTRUÇÃO CIVIL: Somente para indicação de obras;
NATUREZA PADRÃO: Preencha de acordo com os dados da prefeitura;
NATUREZA TRIBUTAÇÃO RPS: Preencha de acordo com os dados da prefeitura;
CASAS DECIMAIS - VALOR UNITÁRIO: Preencha de acordo com os dados da prefeitura;
HABILITAR NUMERAÇÃO AUTOMATICA: Preencha de acordo com os dados da prefeitura.
PASSO 6
Ao finalizar clique em Avançar para o próximo módulo ou clique em Salvar.
Saiba que foi um prazer compartilhar esse momento com você, até breve!