Transferência entre empresas - Agrupado

Ultima Atualização: 23/05/2024    Artigo de código : 16790             

A finalidade dessa rotina é efetuar a transferência automática de funcionários entre empresas do mesmo grupo econômico, transferindo dados cadastrais e os processamentos efetuados na empresa de origem.

Observação: Funcionários afastados não podem ser transferidos exceto nos casos de falência da empresa.

Pode ser realizada de duas formas:

- Individual, que efetua a transferência de um único funcionário. Transferência entre empresas - Individual

Agrupada, que permite transferir vários funcionários ao mesmo tempo.

Acesse "Utilitários > Transferência de funcionários > Transferência entre Empresas" e marque a opção "Agrupado"

Informe o "Mês/Ano" que os funcionários iniciarão na outra empresa, lembrando que a data da transferência será considerada sempre no primeiro dia do mês indicado e selecione o "Código para o eSocial"

Secione se a importação será feita:

Somente Dados Cadastrais: Se marcada esta opção, importa somente o cadastro dos funcionários, sem nenhum processamento.

Dados Cadastrais e históricos para fins de média: Se marcada esta opção,  importa o cadastro e todos os processamentos.  Os processamentos serão necessários para o cálculo de médias nas férias e no 13º na empresa destino.

Observação: Somente será possível transferir o funcionário no mês/ano informado se o mês anterior estiver processado a folha e enviado os periódicos e fechamento para o eSocial, necessário não ter processamento no próprio mês ou posteriores a ele.

Se informar a competência 05/2024, a folha do mês 04/2024 deverá estar processada e não poderá haver processamento na competência 05/2024 ou posteriores.

No quadro "Empresa Destino" selecione os funcionários conforme :

- Seleção: Com esta opção marcada, lista todos os funcionários ativos da empresa. Selecione os funcionários que deseja transferir.

- Filtro: Com esta opção marcada, apresenta os filtros padrão, permitindo selecionar os funcionários conforme Estabelecimento, Funcionário, Função, Centro de Custo, Nível 1 (Departamento), Nível 2(Setor) e Nível 3 (Seção).

Atenção: Se não for informado filtros e confirmado o processo, todos os funcionários serão transferidos com a função indicada no campo "Dados Funcionais". 

Caso tenha funcionários com função diferente, para não precisar fazer a manutenção manual no cadastro do funcionário após a transferência, realize a transferência por função.

Exemplo: 

Transferência de 100 funcionários

30 Funcionários Operador de caixa

30 Funcionários Vendedor 

40 Funcionários Auxiliar

Selecione somente os funcionários que são "Operador de Caixa" e faça todo o processo da transferência, depois com a função "Vendedor" e assim sucessivamente com as demais funções.

No quadro "Empresa Destino" "Dados Funcionais e Dados Complementares" preencha os campos de acordo com o cadastro na nova empresa.

Informe a "Empresa" para qual o funcionário será transferido, o "Estabelecimento", o "Departamento" e o "Centro de Custo" que os funcionários serão alocados.


No quadro "Dados Funcionais" selecione qual será a "Função" do funcionário na Empresa de Destino.

Observação: Caso tenha funções diferentes, ou siga o passo acima citado e realize a transferência por função ou será necessário o ajuste na Empresa de Destino.

Selecione o "Sindicato", "Parâmetro" o "Regime de Jornada" e a "Tabela Horária" que os funcionários serão transferidos.

ImportanteNa empresa destino será criado um único registro de salário, com a data da transferência, considerando o salário atual dos funcionários.


No quadro "Dados Complementares" informe a "Tabela de ATS" que o funcionário deve ser vinculado caso haja.

A informação digitada no campo "Motivo da Transferência" será gravada no cadastro de lotação do funcionário na empresa destino.

Em "Plano de Saúde" clique no botão [Selecionar] e informe qual será o código do plano de saúde do funcionário na empresa destino.

Atenção: Este botão só será habilitado caso o funcionário tenha plano de saúde ativo na empresa cedente.

No quadro "Adicional de Transferência" selecione:

- Evento: Se houver o pagamento deste adicional, selecione o evento de adicional de transferência. O mesmo será gravado como evento fixo no cadastro dos funcionários na empresa de destino.

- Percentual: Informe o percentual para o adicional de transferência.

Importante:

- O histórico das movimentações são apresentadas no cadastro atual no momento da transferência. Essas informações são somente para histórico, não será gerado nada para o eSocial. Não se pode excluir as informações já contidas no cadastro.

- Mesmo selecionando a opção 'Somente dados cadastrais', os valores de férias serão transferidos para que a folha de pagamento seja calculada corretamente na empresa de destino.

    Não serão exportados os eventos fixos cadastrados para o funcionário, pois na empresa de destino os valores podem ser diferentes. Sendo assim, os eventos devem ser lançados novamente caso necessário.

    A sua opinião é muito importante para nós:


     Este artigo me ajudou

    Obrigado pela sua opinião

     Este artigo não me ajudou

    Obrigado pela sua sugestão!

    Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
    Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

    Enviar
    16790