Transferência entre empresas - Agrupado
Ultima Atualização: 23/05/2024 Artigo de código : 16790        
A finalidade dessa rotina é efetuar a transferência automática de funcionários entre empresas do mesmo grupo econômico, transferindo dados cadastrais e os processamentos efetuados na empresa de origem.
Observação: Funcionários afastados não podem ser transferidos exceto nos casos de falência da empresa.
- Agrupada, que permite transferir vários funcionários ao mesmo tempo.
Acesse "Utilitários > Transferência de funcionários > Transferência entre Empresas" e marque a opção "Agrupado"
Informe o "Mês/Ano" que os funcionários iniciarão na outra empresa, lembrando que a data da transferência será considerada sempre no primeiro dia do mês indicado e selecione o "Código para o eSocial"
Secione se a importação será feita:
Somente Dados Cadastrais: Se marcada esta opção, importa somente o cadastro dos funcionários, sem nenhum processamento.
Dados Cadastrais e históricos para fins de média: Se marcada esta opção, importa o cadastro e todos os processamentos. Os processamentos serão necessários para o cálculo de médias nas férias e no 13º na empresa destino.
Observação: Somente será possível transferir o funcionário no mês/ano informado se o mês anterior estiver processado a folha e enviado os periódicos e fechamento para o eSocial, necessário não ter processamento no próprio mês ou posteriores a ele.
Se informar a competência 05/2024, a folha do mês 04/2024 deverá estar processada e não poderá haver processamento na competência 05/2024 ou posteriores.
No quadro "Empresa Destino" selecione os funcionários conforme :
- Seleção: Com esta opção marcada, lista todos os funcionários ativos da empresa. Selecione os funcionários que deseja transferir.
- Filtro: Com esta opção marcada, apresenta os filtros padrão, permitindo selecionar os funcionários conforme Estabelecimento, Funcionário, Função, Centro de Custo, Nível 1 (Departamento), Nível 2(Setor) e Nível 3 (Seção).
Atenção: Se não for informado filtros e confirmado o processo, todos os funcionários serão transferidos com a função indicada no campo "Dados Funcionais".
Caso tenha funcionários com função diferente, para não precisar fazer a manutenção manual no cadastro do funcionário após a transferência, realize a transferência por função.
Exemplo:
Transferência de 100 funcionários
30 Funcionários Operador de caixa
30 Funcionários Vendedor
40 Funcionários Auxiliar
Selecione somente os funcionários que são "Operador de Caixa" e faça todo o processo da transferência, depois com a função "Vendedor" e assim sucessivamente com as demais funções.
No quadro "Empresa Destino" "Dados Funcionais e Dados Complementares" preencha os campos de acordo com o cadastro na nova empresa.
Informe a "Empresa" para qual o funcionário será transferido, o "Estabelecimento", o "Departamento" e o "Centro de Custo" que os funcionários serão alocados.
No quadro "Dados Funcionais" selecione qual será a "Função" do funcionário na Empresa de Destino.
Observação: Caso tenha funções diferentes, ou siga o passo acima citado e realize a transferência por função ou será necessário o ajuste na Empresa de Destino.
Selecione o "Sindicato", "Parâmetro" o "Regime de Jornada" e a "Tabela Horária" que os funcionários serão transferidos.
Importante: Na empresa destino será criado um único registro de salário, com a data da transferência, considerando o salário atual dos funcionários.
No quadro "Dados Complementares" informe a "Tabela de ATS" que o funcionário deve ser vinculado caso haja.
A informação digitada no campo "Motivo da Transferência" será gravada no cadastro de lotação do funcionário na empresa destino.
Em "Plano de Saúde" clique no botão [Selecionar] e informe qual será o código do plano de saúde do funcionário na empresa destino.
Atenção: Este botão só será habilitado caso o funcionário tenha plano de saúde ativo na empresa cedente.
No quadro "Adicional de Transferência" selecione:
- Evento: Se houver o pagamento deste adicional, selecione o evento de adicional de transferência. O mesmo será gravado como evento fixo no cadastro dos funcionários na empresa de destino.
- Percentual: Informe o percentual para o adicional de transferência.
Importante:
- O histórico das movimentações são apresentadas no cadastro atual no momento da transferência. Essas informações são somente para histórico, não será gerado nada para o eSocial. Não se pode excluir as informações já contidas no cadastro.
- Mesmo selecionando a opção 'Somente dados cadastrais', os valores de férias serão transferidos para que a folha de pagamento seja calculada corretamente na empresa de destino.
- Não serão exportados os eventos fixos cadastrados para o funcionário, pois na empresa de destino os valores podem ser diferentes. Sendo assim, os eventos devem ser lançados novamente caso necessário.