Rescisão - Evento 8915 - Desconto de Aviso Prévio

Ultima Atualização: 02/09/2024    Artigo de código : 16896             

Conforme o MOS pág. 357, quando há a compensação da rubrica “Desconto de aviso prévio não cumprido” dentro do {tpValor} = [11], pois se trata de um desligamento sem direito a saque do FGTS e nesses casos a rubrica com {codIncFGTS} = [21] é classificada no {tpValor} = [11].

Dessa forma o evento 8915 por regra deve ter incidência de FGTS para ser lançado como um desconto, sendo assim é descontado da base de FGTS da rescisão.


Exemplo:

Nesse caso o valor do evento 8915 é maior que o evento 1470, por isso não há saldo de FGTS.

Como há calculo de 13º salário e os cálculos são separados, a base fica com o valor de R$ 927,50 para o recolhimento do valor devido.



Acessando os relatórios de conferência em "eSocial > Totalizadores > S-5003" e em "Relatórios > Contribuições Diversas > FGTS Digital" poderá verificar os valores calculados pelo sistema.


Importante: 

- O evento 8915 não deve ser lançado em rescisões com motivo diferente de "Pedido de Dispensa".

- A incidência do evento não deve ser alterada, caso ocorram alterações pode ocorrer divergências nos cálculos realizados.

Caso a interpretação sobre a incidência do evento seja divergente do padrão, ou seja, que não haja incidências sobre o aviso prévio, orientamos que crie evento de desconto, sem incidências de FGTS e substitua na rescisão.




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
16896