Cadastro de Estabelecimento - Parâmetros para importação notas de saídas
Ultima Atualização: 13/09/2024 Artigo de código : 16998        
Antes de realizar a importação das notas fiscais de saída, devem ser configurados os parâmetros para assegurar a correta escrituração.
Acesse "Cadastros de Estabelecimento > Fiscal > Importação > Complementares - Saídas", preencha os campos conforme a necessidade de sua escrituração.
Campos da tela
Lançamento: Campo obrigatório para a importação da nota fiscal, deve-se indicar o "Tipo de Lançamento" para a respectiva importação. O sistema possui alguns tipos de lançamentos padrões, podendo alterar ou criar em "Cadastros > Genéricos > Tipos de Lançamentos".
Item de Serviço: Não se trata de um campo obrigatório, porém indica-se quando existir um item de serviço padrão.
Operação Contábil: As operações contábeis são utilizadas na contabilização das notas de entrada, notas de saída e conhecimento de frete, onde a operação contábil é sugerida conforme os parâmetros do estabelecimento.
Variação: Utilize o campo "Variação" para indicar diferentes tributações associadas a um CFOP. Se necessário, informe a variação padrão nesse campo.
Importante: Para a variação possui a seguinte regra:
- Se não for informado nada no campo, será considerada automaticamente a primeira variação ativa do CFOP das notas;
- Se informada uma variação no campo, será considerada esta variação para o CFOP das notas.
- Se o CFOP não possuir a variação vinculada, será considerada a primeira variação ativa dos CFOP.
Classificação 1 e Classificação 2: Utilizam-se as classificações quando existir um CFOP para duas ou mais contas contábeis. Informe nesse campo se houver uma classificação padrão.
Tipo de Pagamento: Informe se necessário o tipo de pagamento padrão para as notas. Ao preencher como Á vista, será habilitado o campo Caixa/Banco para ser informada a conta caixa/banco para contabilização.
Observação: Se a nota fiscal que está sendo importada for à vista, será gravada esta conta caixa/banco para posterior contabilização da nota.
Regravar emitentes/destinatários existentes: Sobrepõe os dados já registrados, atualizando o cadastro dos emitentes e destinatários conforme as informações do arquivo texto.
Regravar Produtos existentes: Caso esta opção esteja selecionada, os produtos do arquivo a ser importado, irão sobrepor os produtos já existentes no sistema. Se a opção não for marcada, será considerado o produto já cadastrado, sem alterá-lo.
Listar registros com advertência: Ao concluir a validação, se houver somente advertências, exibirá uma mensagem perguntando ao usuário se deseja visualizá-las. Se SIM, emitirá um relatório e ao fechá-lo, exibirá uma nova mensagem perguntando se deseja importar as notas. Se NÃO listar o relatório de advertência, também será exibida a mensagem perguntando se deseja importar as notas.
Importar observações: Com esta opção marcada, as observações constantes no XML serão importadas para o campo de Observações do lançamento, limitadas a 100 caracteres.
Observações dos Lançamentos Fiscais - EFD: Deve ser informado nesse campo, caso houver observações padrões já cadastradas em "Cadastros > Observações dos Lançamentos Fiscais EFD".
Importante: As Observações da escrituração determinadas pela legislação que sejam pertinentes aos lançamentos de notas fiscais, exemplo: Diferencial de Alíquota, Antecipações e outros.
Observações de Interesse do Fisco: Deve ser informado nesse campo, caso houver observações padrões já cadastradas em "Cadastros > Observações de interesse do Fisco".
Importante: Os mesmos parâmetros mencionados acima estão disponíveis na aba "Parâmetros" na rotina de importação "Importação > NF-e /NFC-e/CF-e (XML Saídas/Entradas- Emissão própria)". Contudo, ao definir os parâmetros nesta rotina, eles serão aceitos apenas para a importação em questão; ou seja, ao fechar a rotina, os dados serão perdidos. Para garantir que os parâmetros sejam utilizados em todas as importações, eles devem ser configurados no cadastro de estabelecimento, tornando-se assim parâmetros fixos.
Caso utilize o IOB Gerencia XML ou o Documentos Fiscais Eletrônico, utilize a integração entre os sistemas para facilitar a escrituração, CLIQUE AQUI.