Cadastro de Estabelecimento - Parâmetros para importação notas de serviço
Ultima Atualização: 20/09/2024 Artigo de código : 17003        
Antes de realizar a importação das notas fiscais de serviços prestados ou tomados, devem ser configurados os parâmetros para assegurar a correta escrituração.
Acesse "Cadastros de Estabelecimento > Fiscal > Importação > Complementares - Serviço", preencha os campos conforme a necessidade de sua escrituração.
Campos da tela, quadro "Serviços Prestados":
Cliente padrão: Informe o código do cliente a ser gerado nos lançamentos, quando o arquivo não possuir informações suficientes que possibilitem a correta identificação do cliente.
Tipo de Lançamento: Campo obrigatório para a importação da nota fiscal, deve-se indicar o "Tipo de Lançamento" para a respectiva importação. O sistema possui alguns tipos de lançamentos padrões, podendo alterar ou criar em "Cadastros > Genéricos > Tipos de Lançamentos".
Operação Contábil: As operações contábeis são utilizadas na contabilização das notas.
Retenção: Neste campo informe a opção desejada para o cálculo das retenções de PIS, COFINS, CSLL, IRRF e INSS sobre a nota fiscal. As opções possíveis são:
1 - Conforme consta no documento fiscal: Nessa opção o sistema irá considerar as informações constantes do arquivo. Se não houver valores de retenção, não será importado nada a esse título.
2 - Conforme parâmetros do sistema: Nessa opção, mesmo que o arquivo não possua campos específicos com os valores de retenção, o sistema irá efetuar o cálculo com base nas alíquotas de retenção informadas nos parâmetros e nas informações do cadastro do serviço (Cadastros > Prestação de Serviço > Itens de Serviço).
3 - Sem retenção: Nessa opção não será efetuado nenhum cálculo de retenção dos referidos tributos.
Tipo de Pagamento: Informe se necessário o tipo de pagamento padrão para as notas. Ao preencher como Á vista, será habilitado o campo Caixa/Banco para ser informada a conta caixa/banco para contabilização.
Observação: Se a nota fiscal que está sendo importada for à vista, será gravada esta conta caixa/banco para posterior contabilização da nota.
Quadro "Código de serviço a ser considerado nos lançamentos": Nesse quadro vamos informar qual código de serviço o sistema irá ler no arquivo XML.
- Código constante do arquivo conforme LC 116/2003: Habilite essa opção para que o sistema considere as informações da LC 116 no arquivo XML e o cadastro do item de serviço localizado em "Cadastros > Prestação de Serviço > Item de Serviço", no quadro "Código da LC 116/2003". Essa configuração é ideal para empresas que prestam ou contratam serviços com códigos diferentes.
- Código constante do arquivo conforme codificação municipal: Habilite essa opção quando não houver informações sobre a LC 116/2003 no arquivo XML. Com essa opção ativada, o sistema considerará as informações de "Código do Município" no arquivo XML e as informações no campo "Codificação Municipal" localizado no item de serviço.
- Código informado na tela: Ao selecionar essa opção, o campo abaixo "Serviço" será habilitado para a inserção do item de serviço que será considerado para a importação. É importante ressaltar que, para o vínculo do serviço, ele deve estar cadastrado em "Cadastros > Prestação de Serviço > Itens de Serviço".
Quadro "Considerar como data de lançamento":
Selecione neste quadro a data que o sistema deve considerar para a escrituração fiscal.
Excluir das bases de cálculo os valores de dedução/materiais/subempreitada: Nesta opção é possível informar se durante a importação das notas fiscais, eventuais valores de deduções, uso de materiais ou contratação de subempreitada constantes do arquivo serão descontados das bases de cálculo do PIS, COFINS, CSLL e IRPJ.
Cadastrar o Cliente pelo nome quando CNPJ/CPF estiver em branco: Ao habilitar essa opção, ao importar o arquivo XML, se o campo "CNPJ/CPF" estiver vazio, o sistema cadastrará considerando o nome.
Campos da tela, quadro "Serviços Tomados":
Para os serviços tomados, os mesmos parâmetros se repete, com a inclusão do botão "Município dos Prestadores".
Município dos Prestadores: Nesta opção devem ser incluídos os municípios dos prestadores de serviço, exclusivamente nos casos em que o arquivo XML de serviços tomados tenha sido gerado/extraído pelo próprio prestador, ou seja, referente ao sistema de um município diferente do município do tomador.
Importante: Os mesmos parâmetros mencionados acima estão disponíveis na aba "Parâmetros" na rotina de importação "Importação > NFS-e (Serviços Prestados/Tomados)". Contudo, ao definir os parâmetros nesta rotina, eles serão aceitos apenas para a importação em questão; ou seja, ao fechar a rotina, os dados serão perdidos. Para garantir que os parâmetros sejam utilizados em todas as importações, eles devem ser configurados no cadastro de estabelecimento, tornando-se assim parâmetros fixos.