Importação de Produtos do Fiscal para Registro de Inventário da ECD

Ultima Atualização: 27/11/2024    Artigo de código : 17058             

Neste material, será abordada a importação de produtos do fiscal para o registro de inventário. O Livro Registro Inventário é um arquivo utilizado pelas pessoas jurídicas do segmento de construção civil dispensadas de apresentar a Escrituração Fiscal Digital (EFD ICMS/IPI) e obrigadas a escriturar o Livro Registro de Inventário. A apresentação deste livro será feita a partir da ECD, através do Livro Auxiliar (Livro Z). Para saber mais detalhes da rotina, CLIQUE AQUI.


Para garantir a importação correta, verifique se as informações estão preenchidas nas seguintes rotinas:

Controle de Inventário – Manutenção do Saldo – Estoque de terceiro em seu poder

Controle de Inventário – Manutenção do Saldo – Estoque Próprio em poder de terceiros

Controle de Inventário – Manutenção do Saldo – Estoque Próprio em seu Poder


 Acesse "Módulos > SPED > Registro de Inventário - Construção Civil (ECD)" e clique no botão "Importar".


Campos da Tela:

Data do Inventário: Informe a data do Inventário, que serão importados os itens.

Importante: A data de inventário deve ser compatível com a data informada no fiscal. Caso haja divergência, o sistema exibirá a mensagem informando que não há dados para importação.

Código: Informe os códigos dos produtos, ou selecione quais serão importados. Esse campo evidenciará os Produtos existentes no Fiscal em "Cadastros > Produtos > Cadastros de Produtos".


O campo "Código" permite a digitação simultânea.

- Para códigos sequenciais (Exemplo: "De - Até"), utilize o hífen para separação. Ex.: "1-5", o que incluirá os cadastros 1, 2, 3, 4 e 5 na pesquisa.

Para códigos individuais (aleatórios), utilize o ponto e vírgula para separação. Ex.: "10; 20; 30", incluindo os cadastros 10, 20 e 30 na pesquisa.

Observação: Caso um código de produto já existente seja informado e a importação, seja realizada para a mesma data, o sistema sobrescreverá os dados previamente importados.


Conta Contábil: Informe a conta contábil cadastrada no Plano de Contas. Para exibição e seleção das contas, marque as contas contábeis desejadas no Plano de Contas, em "Cadastros > Plano de Contas", como "Conta de Lançamento Global".

Identificação: Atribui um código de identificação ao produto que está sendo cadastrado, campo alfanumérico.

Quadro do Tipo de Estoque a ser Importado: Será importado, conforme a marcação do usuário.

- Estoque Próprio em Seu Poder;

- Estoque Próprio em Poder de Terceiros;

- Estoque de Terceiros em seu Poder.


É importante ressaltar que, caso o mesmo produto seja cadastrado em três rotinas distintas (Estoque de Terceiro em Seu Poder, Estoque Próprio em Poder de Terceiros e Estoque Próprio em Seu Poder), o sistema realizará a integração dos dados, e o valor apresentado será a média calculada.

Exemplo: Se o produto 1 estiver cadastrado nas três rotinas mencionadas, totalizando R$ 3.000, o sistema considerará apenas um lançamento na integração, com o valor unitário de R$ 1.000.


Caso deseja excluir as informações importadas, acesse "Utilitários > Rotinas Especiais > Exclusão de Produtos do Registro de Inventário da ECD".



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
17058