Emissor Desktop - Como emitir uma Nota Fiscal de Importação

Ultima Atualização: 29/11/2024    Artigo de código : 17060             

Nota Fiscal de Importação é o documento emitido após o desembaraço aduaneiro da Declaração de Importação (DI) ou Declaração Única de Importação (Duimp), pela empresa que importou o produto do exterior, a fim de incluí-la em seu estoque.

Importante: No mês de novembro de 2024, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) darão seguimento ao desligamento faseado da Declaração de Importação (DI), migrando as respectivas operações para a Declaração Única de Importação (Duimp)CLIQUE AQUI, para maiores informações.

 

PASSO 1

Acesse a aba "Clientes/Fornecedores", clique em "Criar", preencha as informações do seu fornecedor, ao selecionar o "País" diferente de "Brasil", o sistema preencherá o campo "Município" com "exterior – exterior". Clique em "OK" para gravar.

 

PASSO 2

Acesse a aba "Categorias > Produtos e Serviços > Natureza da Operação", clique em "Criar Nat. Operação" e preencha os campos conforme abaixo:

Nat. da Operação: Importação;

Finalidade: NF-e normal;

Tipo de Atendimento: Não se aplica.

Após, clique em "OK" para gravar.

 

PASSO 3

No lançamento da Nota de Importação (Entrada), selecione a "Natureza" e o "Fornecedor" do Exterior, ao inserir o "Item" visualizará a coluna "DI" (Declaração de Importação).


PASSO 4

Clique nos pontos da coluna "DI", será aberta a janela "Declaração de Importação", clique em "Adicionar..." e na tela "Declaração de Importação", preencha todos os campos conforme as orientações abaixo:

 

Número da Declaração: Preencher somente o número do documento de importação (DI/DSI/DIRE/DUImp), sem o traço e a barra (até 15 caracteres);

Importante: Conforme ressaltado no início deste passo a passo, no mês de novembro de 2024, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) darão seguimento ao desligamento faseado da Declaração de Importação (DI), migrando as respectivas operações para a Declaração Única de Importação (Duimp). CLIQUE AQUI, para maiores informações.

Data do Registro: Selecione a data de registro do seu documento de importação;

Código do Exportador: Deverá ser preenchido o código de exportador do seu fornecedor ou então deverá ser preenchido o código que o seu fornecedor é cadastrado no sistema;

Quadro Desembaraço

Local: Preencher o Local que ocorreu o desembaraço aduaneiro;

Data: Preencher a Data que ocorreu o desembaraço aduaneiro;

UF: Preencher o UF que ocorreu o desembaraço aduaneiro;

Tipo de Transporte: Preencher com a via de transporte internacional informada no documento de importação, entre as opções: Marítima, Fluvial, Lacustre, Aérea, Postal, Ferroviária, Rodoviária, Conduto/ Rede Transmissão, Meios Próprios, Entrada/ Saída ficta, Courier, Em mãos, Por reboque (conforme NT2020.005 v 1.21);

Valor da AFRMM: O campo "Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante" só deverá ser informado quando a Tipo de transporte for "Marítima" para ser preenchido o valor do "Frete" referente a Marinha Mercante;

Forma de Importação: Refere-se à intermediação, se ela é uma Importação por conta própria, Importação por conta e ordem ou Importação por encomenda.

 

PASSO 5

No quadro "Adições", clique em "Clique aqui para adicionar um novo item", e os campos serão habilitados para preenchimento, conforme abaixo:

Sequência: Informe a sequência do item dentro da adição;

Número: Informe o número da adição do seu documento de importação, sem os zeros. Exemplo: Se a sua adição é 001, preencha apenas 1.

Código do Fabricante: Deverá ser preenchido o mesmo código que foi informado no campo "Código do Exportador" que se refere ao código de exportador do seu fornecedor ou então deverá ser preenchido o código que o seu fornecedor está cadastrado do sistema.

Valor do Desconto: Preencher apenas se tiver desconto no item.

Ao finalizar o preenchimento, clique em "OK" para gravar.

 

PASSO 6

Será apresentado os dados que foram inseridos referente ao documento de importação. Clique novamente em "OK" para gravar. 

 

PASSO 7

De acordo com o SEFAZ (Fonte: NT 2013/005): Esta NF-e deverá ser emitida com o CST/CSOSN: 900 - Outros (Empresas do Simples Nacional -  Para Empresas do Regime Normal (RPA): Consulte sua Contabilidade) e os Valores devem ser informados manualmente para a Base de Cálculo e alíquota de ICMS, gerando o valor do ICMS.

Assim como os demais impostos e valores da nota como: CFOP, Outras Despesas, Base do II (Importação), Valor do II (Importação), Valor das despesas Aduaneiras, Valor do IOF (Importação), IPI / PIS e COFINS.

Importante: Qualquer dúvida sobre o preenchimento destas informações é necessário contatar a sua Contabilidade ou Despachante aduaneiro.

Observação: Caso não localize a coluna que deseja, clique em "Escolher colunas", localize a opção desejada, clique sobre ela, e arraste para a barra de colunas junto as demais opções. 


Finalizado a digitação da nota, clique em "Emitir NF-e", depois da nota autorizada, clicando em "DANFE" o sistema abrirá a nota autorizada para que consiga enviar por e-mail ou efetuar a impressão.

No botão "Histórico", consegue ver os detalhes da transmissão da nota e no botão "Exportar" consegue baixar o arquivo XML da nota.

Caso não queira emitir a nota no momento da digitação, clicando em "OK", sua nota fica salva para que consiga transmitir posteriormente.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
17060