Processamento Agrupado - Parâmetros ECF
Ultima Atualização: 03/12/2024 Artigo de código : 17067        
Importante: Esta funcionalidade está disponível apenas para clientes que possuem a extensão "SPED Multiempresa IGC". Para saber mais, entre em contato com o departamento comercial da IOB.
Esta rotina permitirá a configuração dos parâmetros das empresas para a geração do arquivo ECF (Escrituração Contábil Fiscal) de forma agrupada.
Acesse "Módulos > SPED > Processamento Agrupado > Parâmetros ECF".
As configurações são realizadas por empresa e por ano calendário.
Aba Identificação:
Empresa: Este campo permitirá o acesso e cadastro de parâmetros de várias empresas independente da empresa ativa. Selecione a empresa desejada, para iniciar um novo cadastro ou uma consulta de cadastros já existentes.
Ano Calendário: Deverá informar o ano para seguir com o novo cadastro ou até mesmo consulta de cadastros já existentes, para a empresa selecionada.
Indicador do Início do Período: Informe o indicador do início do período.
Indicador de Situação Especial: Informe o indicador conforme a situação da empresa.
Data da Situação Especial: Campo habilitado apenas quando o Indicador de Situação Especial for diferente de 0. Informe a data da situação especial.
Patrimônio Remanescente em Caso de Cisão: Campo habilitado apenas quando o “Indicador de Situação Especial” for igual a 6. Informe o percentual do patrimônio remanescente.
Período da Escrituração: Este campo automaticamente será preenchido, conforme ano calendário. Apenas ficará disponível para edição quando o campo “Indicador do Início do Período” for diferente de “0”.
Escrituração Retificadora: Esta opção apenas deverá ser marcada, em casos de retificação. Neste caso deve ser informado o número do recibo da declaração entregue anteriormente.
Aba Parâmetros de Tributação:
Forma de Tributação do Lucro: Define o regime de tributação da empresa no ano calendário da geração do arquivo. O sistema traz como padrão a informação da apuração dos tributos do último mês do ano de geração.
Tipo de Escrituração: Informe se a escrituração será contábil ou conforme Livro Caixa.
Atividade Tributada para Imune ou Isenta: Este campo será habilitado apenas quando a empresa for imune ou isenta. Caso contrário, a informação será “não se aplica”.
Período de Apuração do Lucro: Informe o período de apuração do lucro.
Método de Avaliação do Estoque: Informe qual método de apuração do estoque foi utilizado durante o período de geração do arquivo:
Quadro Forma de Tributação: Informe, por trimestre, qual foi a tributação aplicada à empresa. Caso tenha mais de uma tributação no ano, separe por trimestre cada uma delas.
Quadro Forma de Apuração: Este campo será habilitado apenas se o Período de Apuração do Lucro Real for anual. Informe, por mês, qual foi a forma de apuração do lucro. Caso tenha sido usada mais de uma forma no ano, separe por mês cada tipo.
Atenção:
As demais opções devem ser marcadas conforme a situação de cada empresa. Os dados preenchidos serão utilizados apenas para compor o registro correspondente ao Bloco 0 – Abertura, Identificação e Referências.
Importante: Não serão gerados os registros correspondentes a cada uma das opções automaticamente. Estes dados deverão ser informados diretamente no validador da ECF após o arquivo ser importado.
Aba Parâmetros Complementares:
Nesta aba, devem ser marcadas as opções pertinentes a empresa, para fins de geração do Registro 0020.
Estas informações precisam ser geradas no arquivo, pois após a importação não é possível alterá-las diretamente no validador da ECF, ficando os campos desabilitados. Para identificar quais opções devem ser geradas pela empresa, verifique o manual da ECF.
Aba Parâmetros Processamento Agrupado:
Este campo será habilitado apenas quando a empresa for parametrizada como "Sociedade em Conta de Participação", para mais informações sobre SCP, CLIQUE AQUI.