Melhorias no cálculo da Difal

Ultima Atualização: 07/01/2025    Artigo de código : 17106             

A partir de agora, vamos exibir o valor do DIFAL (Diferencial de Alíquota) de forma mais clara, diretamente no quadro de partilha. Essa mudança visa facilitar o entendimento do cálculo aplicado, permitindo que você veja o que está sendo calculado de forma transparente. Além disso, vamos oferecer algumas orientações nas telas, para tornar o processo mais simples e direto.

Novos Cálculos Disponíveis no IOB Emissor

A partir da nova tela, você poderá realizar alguns "novos" cálculos no IOB Emissor, acionados pelo botão "Redução e/ou Ajuste na Base de Cálculo".


Cálculo Padrão da DIFAL

Por padrão, o sistema calculará o valor da DIFAL utilizando a fórmula básica:

Base de Cálculo x (Alíquota Interestadual - Alíquota Destino) = % = Valor da DIFAL

Cálculo com Redução na Base de Cálculo

Agora, você também pode calcular a DIFAL considerando a redução na Base de Cálculo. Para isso, no quadro "Estado de Destino", basta marcar a opção:

"[ X ] Redução/Ajuste na B.C ICMS destino%"

Com isso, será habilitado um campo onde você poderá informar a porcentagem de redução que será aplicada na base de cálculo. O sistema calculará automaticamente os valores da base, do ICMS e, finalmente, o valor da DIFAL.

Após inserir a informação, clique em "Aplicar" e os novos valores serão automaticamente refletidos na página principal.

Aplicando Redução em Outras Bases

Você pode aplicar a redução também na base de origem ou em ambas as bases (origem e destino). Para considerar o imposto incluso na base de cálculo, marque a opção "Imposto incluso na base 'por dentro B.C?".

Diferença entre Cálculo Padrão e Novos Cálculos

É importante entender a diferença entre o cálculo padrão e os novos cálculos que estão sendo disponibilizados. No cálculo padrão, o valor do DIFAL é calculado com base na diferença das alíquotas entre a origem e o destino, aplicadas sobre a base de cálculo.

Nos novos cálculos, com a redução e o imposto incluso, as bases de cálculo são ajustadas conforme a porcentagem de ICMS de cada estado. O valor do DIFAL será então a diferença entre o valor do ICMS de origem e o valor do ICMS de destino.

Além disso, você pode ajustar manualmente esses valores, caso necessário.

Atenção: Essa nova funcionalidade é aplicável somente para consumidores finais não contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas.

Com essas melhorias, esperamos facilitar ainda mais o processo de apuração e cálculo do DIFAL, oferecendo mais controle e transparência para você em todas as operações.

 



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
17106