e-CredAc - Configurações e geração do arquivo
Ultima Atualização: 14/01/2025 Artigo de código : 17107        
PASSO 1 - CONFIGURAÇÃO NO CADASTRO DE EMPRESAS
Após ativar a empresa em questão acesse "Arquivos > Empresas usuárias > Aba Escrita Fiscal" e marque a caixa de seleção da opção "e-CredAc"
PASSO 2 - CRIAÇÃO DOS ENQUADRAMENTOS
Acesse "Arquivos > Cadastros > Opção Enquadr. Legal da Oper. /Prestação Geradora do Créd. Acum. do ICMS."
Cada um desses quadros servirá de origem para as informações presentes na ficha do e-CredAc, por exemplo:
"Inciso I - operações interestaduais com alíquota 7% e 12%, internas e outras" aparecerão no campo 6A da ficha.
PASSO 3 - PREENCHER AS INFORMAÇÕES NOS LANÇAMENTOS FISCAIS
Acesse os lançamentos (entrada ou saída), clique em alterar, selecione a caixa de seleção "e-CredAc" e realize o preenchimentos das informações conforme o enquadramento cadastrado.
Observação: A opção "Dados da Exportação Indireta Comprovada" e "Comprovante da operação", só ficará disponível em casos onde a exportação for realmente comprovada, pois é obrigatório o preenchimento da comprovação
PASSO 4 - CONFERÊNCIA DO PREENCHIMENTO
Acesse "Diversos > e-CredAc > Identificação do Contribuinte > Carregar Dados".
Observação: A caixa de seleção "Inscrição Estadual do Estabelecimento Paulista Gerador de Crédito Acumulado Notificado, por Intimação Específica, a Entregar Arquivo", só deve ser habilitado quando a empresa ativa que possua matriz e filial tenha recebido uma notificação especial para gerar também o arquivo da filial além do da matriz. Selecionando a opção anterior, o sistema abrirá os campos "Cód. Empresa" e "Inscrição Estadual" notificada para selecionar a empresa filial.
Conforme citado anteriormente, as informações das fichas aparecerão conforme preenchimento dentro das notas fiscais, segue informações de algumas fichas gerais.
Ficha 5C: Nesta ficha serão demonstrados todos os cadastros de cliente/fornecedor, cadastrados em "Arquivos > Cadastros > Cliente/Fornecedor EFD (A partir de 2009)" utilizados nos lançamentos das notas fiscais que estarão dentro do arquivo
Ficha 5D: Nesta ficha serão demonstrados os Códigos de Enquadramento Legal cadastrados em "Arquivos > Cadastros > Enquadr. Legal da Oper. /Prestação geradora de créd. Acum. ICMS" que tenham sido utilizados nos lançamentos de notas fiscais.
Ficha 6F: Nesta ficha serão demonstradas todas as Notas Fiscais que não possuem dados inseridos dentro do botão "e-CredAc", ou seja, documentos que não irão gerar crédito acumulado.
PASSO 5 - GERAÇÃO DO ARQUIVO
Código da Finalidade do Arquivo: Informe o código da finalidade do arquivo conforme necessidade da empresa diante das opções abaixo:
Remessa regular do Arquivo; Remessa de arquivo requerido por intimação específica; Remessa de arquivo para substituição de arquivo remetido anteriormente.
Local: O sistema traz automaticamente o caminho \Folhawin\Efiscal\número_da_empresa, podendo ser alterado através do ícone.
Nome do Arquivo: O sistema traz automaticamente o nome do arquivo como PORT_CAT_207_NºEMPRESA_MÊS_ANO.TXT, não permitindo alteração.
Gerar dados das fichas 6E nos registros referente as fichas 6A e 6B?: Essa caixa de seleção foi criada, pois não existe no layout um registro específico para os dados da Ficha 6E. Por falta de previsão legal, inserimos a opção de gerar as notas da Ficha 6E nos registros da Ficha 6A e 6B. Para que essas opções sejam geradas, este check deverá ser selecionado. Caso não deseje gerar essas informações, tire a seleção dessa opção, e as notas serão ignoradas.
Quadro de Registros: Neste quadro serão apresentados todos os registros a serem gerados no arquivo do e-CredAc. Os registros marcados em azul são obrigatórios, os em preto são opcionais.
Observação: Aconselhamos que nenhum registro seja desabilitado, não havendo informação a ser prestada o registro será gerado sem informações no arquivo.
Em seguida clique em "Gerar Arquivo".