Apuração de Tributos Agrupados
Ultima Atualização: 24/04/2025 Artigo de código : 17228        
Essa rotina visa realizar a apuração dos tributos em lote, após a escrituração das notas fiscais, otimizando e facilitando a rotina fiscal.
CADASTRO DE AGRUPAMENTO
Cadastre o grupo de empresas que realizará a apuração de tributos em lote. Em seguida, na rotina, selecione a opção "Apuração de Tributos Agrupada". Para mais informações sobre a criação de grupos, CLIQUE AQUI.

Dica: A criação do agrupamento de empresas é opcional, mas recomendada, pois facilita a visualização e a apuração dos tributos.
PARÂMETROS PARA APURAÇÃO DE TRIBUTOS
Configure os parâmetros para a apuração agrupada acessando: "Tributos > Apuração Mensal > Processamento Agrupado > Parâmetros para Apuração de Tributos". No campo "Empresa", selecione o grupo de empresas cadastrado no passo anterior. No campo "Vigência", informe o período em que o sistema deve considerar esses parâmetros para a apuração agrupada.
Dica: Por meio do botão "Copiar", é possível replicar os parâmetros já configurados para as demais empresas, facilitando o preenchimento.
Lucro Real e Presumido:
No quadro Apuração Trimestral (Lucro Real/Presumido), selecione as quotas de recolhimento desejadas. Já o quadro Apuração Anual será utilizado pelas empresas do Lucro Real. Ao selecionar a opção Receita Bruta, o sistema considerará, para o cálculo, as receitas lançadas. Caso opte por Balanço/Balancete, o sistema utilizará os lucros e prejuízos registrados na contabilidade (Lalur/Lacs) como base para o cálculo.
Opção "Apurar tributos para Lucro Presumido (Regime de Caixa) mesmo que não haja recebimento no período": Ao ser selecionada, essa opção permitirá a apuração dos tributos no regime de caixa, mesmo que não haja recebimentos registrados no período. Com isso, o sistema não exibirá mensagens de alerta para verificação de recebimentos.
Simples Nacional:
Nesta tela, são preenchidas as informações necessárias para a geração dos relatórios do Simples Nacional.
O relatório está disponível em: "Módulos > Simples Nacional > Demonstrativo para preenchimento do PGDAS".
A opção "Apurar Tributos caso o estabelecimento esteja parametrizado para calcular o ICMS e ISS fora do Simples Nacional": Ao ser selecionada, permite que o sistema realize o cálculo do ICMS e do ISS fora do regime do Simples Nacional, desde que o estabelecimento esteja devidamente parametrizado para isso no cadastro.
Preencha as demais informações conforme a necessidade da emissão.
ICMS:
Nesta tela, são preenchidas as informações necessárias para a emissão dos relatórios, após a apuração dos tributos. Realize o cadastro e o preenchimento conforme a necessidade de uso.
O relatório está disponível em: "Relatórios > Legais > Livro de Apuração de ICMS".
IPI:
Nesta tela, são preenchidas as informações necessárias para a emissão dos relatórios, após a apuração dos tributos. Realize o cadastro e o preenchimento conforme a necessidade de uso.
O relatório está disponível em: "Relatórios > Legais > Livro de Apuração de IPI".
APURAÇÃO DE TRIBUTOS AGRUPADOS
Após configurar os parâmetros, prossiga com a apuração acessando: "Tributos > Apuração Mensal > Processamento Agrupado > Apuração de Tributos Agrupados".
Para realizar a apuração dos tributos, informe no campo "Mês/Ano" o período desejado para o cálculo. Em seguida, selecione se a apuração será feita por empresa ou por grupo. Ao optar por "Por empresa", você deverá informar manualmente as empresas a serem consideradas. Se escolher "Por grupo", selecione o grupo previamente criado no primeiro passo. O campo "E-mail" é opcional; se for preenchido, ao final da apuração será enviado automaticamente um e-mail com as informações da apuração para o endereço indicado.
Após definir o período e as empresas ou grupo, clique em "Selecionar". As empresas serão exibidas no canto esquerdo da tela, com indicação de status. Selecione as empresas desejadas utilizando a caixa de seleção e clique em "Calcular" para iniciar o processo de apuração dos tributos.

Importante: Os impostos retidos serão exibidos na tela apenas para fins de visualização. As opções "Memória", "Emitir Guia" e "Protocolar" permanecerão desabilitadas para esses casos.
Na aba "Contabilização", serão apresentadas as informações relacionadas à contabilização dos tributos, incluindo o total de créditos, débitos e possíveis diferenças identificadas. Já na aba "Informações", ficam registradas as informações sobre o processo, como data e hora de início e término da geração, período apurado e o e-mail de envio (caso tenha sido informado).

Dica: A apuração também fica disponível para consulta no Gerenciador de Tarefas, acessado pelo menu "Utilitários > Gerenciador de Tarefas".
Integração com o PGDAS
Para empresas optantes pelo Simples Nacional, após a apuração dos tributos em lote, acesse a rotina "Tributos > Simples Nacional > Integração PGDAS" para realizar a integração com o sistema do PGDAS. Para mais detalhes, CLIQUE AQUI.
Caso utilize o Painel de Guias, a integração em lote também pode ser realizada diretamente pelo Gerenciador, acessando o caminho "Módulos Extras > Controle de Guias > Painel de Controle de Guias". Para mais informações, CLIQUE AQUI.