Enquadramento e desenquadramento do simples nacional

Ultima Atualização: 09/06/2025    Artigo de código : 17316             

ENQUADRAMENTO PARA O SIMPLES NACIONAL

Para enquadrar uma empresa no Simples Nacional, é necessário realizar a parametrização no sistema para a nova classificação tributária, através da rotina "Cadastros > Empresas > Parâmetros > eSocial/REINF", no quadro Informações do Empregador.

Importante: Ao modificar a classificação tributária, surgirá o seguinte aviso do sistema:

 Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Em seguida, através da rotina "Cadastros > Empresas > Parâmetros > Folha de Pagamento", no quadro Tipo Empresa, será necessário marcar o campo "Empresa Optante pelo SIMPLES". Clique no tipo de empresa correspondente.

No quadro Tipo Empresa, o campo Optante pelo Simples irá habilitar as seguintes opções:

-Microempresa;
-Empresa de Pequeno Porte;
-Micro Empreendedor Individual;
-Possui atividades Concomitantes (Para empresas enquadradas nos anexos I, II, ou III concomitantemente nos anexos IV ou V).

No Cadastro do Estabelecimento será necessário verificar/alterar as alíquotas.

Observação: Para incluir uma nova vigência no cadastro do estabelecimento, não deve haver cálculos no período da competência, caso tenha será necessário estornar o cálculo primeiro.

Após as alterações efetuadas no cadastro da Empresa e Estabelecimento, o sistema realizará o envio das informações para o eSocial através dos eventos S-1000 e S-1005.

Quanto a Geração dos Eventos Periódicos, caso a folha de pagamento já tenha sido calculada e transmitida ao eSocial antes da alteração para o regime do Simples Nacional, será necessário estornar o cálculo, parametrizar para o novo regime, calcular novamente e enviar a retificação dos periódicos.

Para isso, acesse "eSocial > Movimento eSocial > Geração e Acompanhamento de Periódicos", selecione todos os eventos e clique em "Retificar".

DESENQUADRAMENTO DO SIMPLES NACIONAL

Para desenquadrar uma empresa do Simples Nacional, é necessário realizar a parametrização para o novo regime, através da rotina "Cadastros > Empresas > Parâmetros > eSocial/REINF", no quadro Informações do Empregador altere a Classificação Tributária, conforme exemplo da imagem abaixo:

 Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Em seguida, através da rotina "Cadastros > Empresas > Parâmetros > Folha de Pagamento", no quadro Tipo Empresa, desmarque o campo Empresa Optante pelo SIMPLES. Marque conforme o Tipo Empresa correspondente a classificação tributária.

No Cadastro do Estabelecimento será necessário verificar/alterar as alíquotas.

Observação: Nesse cenário, é essencial que as alíquotas estejam preenchidas para o cálculo correto no sistema. Para incluir uma nova vigência no cadastro do estabelecimento, não deve haver cálculos no período da competência, caso tenha será necessário estornar o cálculo primeiro.

Após as alterações efetuadas no cadastro da Empresa e Estabelecimento, o sistema realizará o envio das informações para o eSocial através dos eventos S-1000 e S-1005.

Quanto a Geração dos Eventos Periódicos, caso a folha de pagamento já tenha sido calculada e transmitida ao eSocial antes da alteração da classificação tributária, será necessário estornar o cálculo, parametrizar para o novo regime, calcular novamente e enviar a retificação dos periódicos.

Para isso, acesse "eSocial > Movimento eSocial > Geração e Acompanhamento de Periódicos", selecione todos os eventos e clique em "Retificar"



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
17316