Perguntas e Respostas - Novo Auditor EFD REINF
Ultima Atualização: 08/07/2025 Artigo de código : 17363        
QUAIS SÃO AS PREMISSAS DE UPLOAD DE ARQUIVOS DA EFD REINF?
O primeiro arquivo que deve ser processado para eventos de tabela no módulo EFD REINF é o R1000, obrigatório para eventos de tabela. Caso outro arquivo seja submetido antes do R1000, será apresentada a seguinte mensagem de falha na etapa de validação: “Não identificamos um evento R1000 com validade ativa no banco de dados do produto."
Arquivos de retorno e protocolos não devem ser incluídos na carga. Somente os arquivos .xml originais devem ser inseridos.
Quando houver alterações nos eventos de tabela, deve-se realizar o upload do arquivo atualizado para que essas mudanças sejam refletidas em todos os processamentos subsequentes.
Em relação á vigência, se os arquivos de eventos de tabela não tiverem uma data fim, eles serão válidos por período indeterminado. Caso uma data fim seja informada, será necessário substituir o arquivo após o vencimento.
Após a conclusão do processamento, os arquivos podem ser visualizados na coluna 'Concluído' da Fila de Processamentos, onde permanecerão por 72 horas, e também na aba 'Arquivos Auditados', onde ficarão disponíveis para consulta a qualquer momento.
É possível processar sucessivamente o mesmo arquivo. Quando o arquivo for auditado mais que uma vez, a auditoria será atualizada e consequentemente sobreposta em relação aos resultados anteriores, ao efetuar o novo processamento.
Os seguintes eventos não estão contemplados pelo AUDITOR:
Tabelas não Obrigatórias: R1050;
Eventos não periódicos: R5001; R5011,
Eventos Periódicos: R2055 e R2070.
COMO SERÃO APRESENTADAS AS FALHAS QUANDO EU SUBMETER UM ARQUIVO INDIVIDUAL OU UM LOTE DE ARQUIVOS?
Ao submeter um único arquivo .XML da EFD REINF, o AUDITOR poderá apresentar uma mensagem de falha e logo abaixo, será apresentada a Sugestão IOB para resolução do erro.
Caso o envio de arquivos em lote apresente falhas, será exibido um link que direcionará para a informação da quantidade de arquivos submetidos e categorias de falhas apresentadas. À direita da mensagem, o link “Analisar falhas” direciona o usuário para o detalhamento das falhas apresentadas, assim como a respectiva “Sugestão IOB” para resolução.
O AUDITOR conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados para o ajuste de qualquer alteração que venha ocorrer nos leiautes dos arquivos SPED. As alterações são feitas, homologadas e disponibilizadas no ambiente de produção antes de sua obrigatoriedade solicitada pela Receita Federal do Brasil.
QUAIS SÃO AS PREMISSAS DE UPLOAD DE ARQUIVOS DA EFD REINF?
O critério de classificação dos níveis de criticidade das inconsistências foi baseado na relevância da informação atribuída a cada módulo e em conformidade com a Lei nº 12.873/2013. Segundo o art. 57 da Lei nº 12.873/2013, o contribuinte que cumprir as obrigações acessórias com informações inexatas, incompletas ou omitidas sujeitar-se-á às sanções dispostas nesta lei.
DÚVIDAS SOBRE INFORMAÇÕES FINANCEIRAS
Caso não esteja recebendo as notas e boletos para pagamento do AUDITOR ou precise de esclarecimentos sobre informações financeiras, entre em contato com o suporte técnico pelo telefone 0800 724 7900, opção 3.
O prazo do Suporte Técnico para atendimento de uma solicitação ou dúvida sobre o AUDITOR é de até 48 horas.