Empréstimo Crédito do Trabalhador - Refinanciamento / Renegociação / Portabilidade / Quitação

Aplicável a versão: 1.152b

Ultima Atualização: 27/08/2025    Artigo de código : 17408             

Na rotina “Módulos > Empréstimo Crédito do Trabalhador > Contrato Inclusão/Consulta”, o botão “Manutenção” permite realizar ajustes em contratos de Crédito do trabalhador.

Observação: Essa rotina contempla somente a modalidade de Empréstimo Crédito do Trabalhador. A funcionalidade de manutenção estará disponível apenas para contratos ativos que possuam, no mínimo, uma parcela quitada por meio de cálculo realizado pelo sistema.

Ao selecionar a opção “Manutenção”, o usuário deve escolher o “Tipo de Manutenção”:

- Refinanciamento;
- Renegociação;
- Portabilidade;
- Quitação.

Atenção: Ao selecionar um tipo de manutenção, os dados do contrato original serão exibidos, até que as informações do novo contrato sejam inseridas. Após, os novos valores serão demonstrados automaticamente.

REFINANCIAMENTO

Quando o tipo de manutenção for “Refinanciamento”, o sistema irá habilitar o campo “Contrato” para inserir o novo número e preencher o campo “Valor solicitado” com a soma das parcelas em aberto, porém, será permitido editar o valor.

Após o preenchimento dos dados do contrato, clique no botão “Gravar”.

O contrato original terá todas as parcelas em aberto com o status do desconto “Refinanciado” e na coluna “A cargo do trabalhador” o valor da parcela mensal.


Observação: É possível excluir a manutenção por refinanciamento e os dados do contrato anterior serão exibidos novamente. O contrato original será reativado, com as parcelas retornando ao status de “em aberto”. Os valores registrados como “A cargo do trabalhador” também serão excluídos.


RENEGOCIAÇÃO

Quando o tipo de manutenção for “Renegociação”, o sistema irá assumir automaticamente o número do contrato original e preencher o campo “Valor solicitado” com a soma das parcelas em aberto, porém, será permitido editar o valor.

Ao gravar a manutenção por renegociação, será criado um novo contrato no sistema. 

O contrato original terá todas as parcelas em aberto com o status do desconto “Renegociado” e na coluna “A cargo do trabalhador” o valor da parcela mensal.


Observação: É possível excluir a manutenção por renegociação e os dados do contrato anterior serão exibidos novamente. O contrato original será reativado, com as parcelas retornando ao status de “em aberto”. Os valores registrados como “A cargo do trabalhador” também serão excluídos.


PORTABILIDADE

Quando o tipo de manutenção for "Portabilidade", o sistema irá habilitar o campo "Contrato" para inserir o novo número e preencher o campo "Valor solicitado" com a soma das parcelas em aberto, porém, será permitido editar o valor. Em seguida, no campo "Banco", preencha o novo banco referente a portabilidade do contrato.

Ao gravar a manutenção por portabilidade, será criado um novo contrato no sistema. 

O contrato original terá todas as parcelas em aberto com o status do desconto como "Portabilidade" e na coluna "A cargo do trabalhador" o valor da parcela mensal.


Observação: É possível excluir a manutenção por portabilidade e os dados do contrato anterior serão exibidos novamente. O contrato original será reativado, com as parcelas retornando ao status de “em aberto”. Os valores registrados como “A cargo do trabalhador” também serão excluídos.


QUITAÇÃO

Quando o tipo de manutenção for "Quitação", o sistema realizará a quitação de todas as parcelas em aberto do contrato selecionado. Em seguida, clique no botão “Gravar”. 


O status do desconto será atualizado para “Quitado”.

Quando o status do desconto for igual a “Quitado”, será possível excluir essa quitação, desde que não exista cálculo para o período das parcelas quitadas pela manutenção. O botão “Manutenção” permanecerá habilitado e ao selecionar o “Tipo de manutenção” será exibido automaticamente como “Excluir quitação”.

Ao gravar a manutenção de “Excluir quitação” o contrato anterior será ativo novamente, com as parcelas em aberto conforme anteriormente.

Atenção: Ao excluir a quitação, se tiver outro contrato para o mesmo funcionário vinculado ao mesmo evento, o botão "Manutenção" não será habilitado. Nesse caso, precisa primeiro excluir esse contrato, para conseguir excluir a quitação.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
17408