Empréstimo Crédito do Trabalhador - Refinanciamento / Renegociação / Portabilidade / Quitação
Aplicável a versão: 1.152b
Ultima Atualização: 27/08/2025 Artigo de código : 17408        
Na rotina “Módulos > Empréstimo Crédito do Trabalhador > Contrato Inclusão/Consulta”, o botão “Manutenção” permite realizar ajustes em contratos de Crédito do trabalhador.
Observação: Essa rotina contempla somente a modalidade de Empréstimo Crédito do Trabalhador. A funcionalidade de manutenção estará disponível apenas para contratos ativos que possuam, no mínimo, uma parcela quitada por meio de cálculo realizado pelo sistema.
Ao selecionar a opção “Manutenção”, o usuário deve escolher o “Tipo de Manutenção”:
- Refinanciamento;
- Renegociação;
- Portabilidade;
- Quitação.
Atenção: Ao selecionar um tipo de manutenção, os dados do contrato original serão exibidos, até que as informações do novo contrato sejam inseridas. Após, os novos valores serão demonstrados automaticamente.
REFINANCIAMENTO
Quando o tipo de manutenção for “Refinanciamento”, o sistema irá habilitar o campo “Contrato” para inserir o novo número e preencher o campo “Valor solicitado” com a soma das parcelas em aberto, porém, será permitido editar o valor.

Após o preenchimento dos dados do contrato, clique no botão “Gravar”.
O contrato original terá todas as parcelas em aberto com o status do desconto “Refinanciado” e na coluna “A cargo do trabalhador” o valor da parcela mensal.

Observação: É possível excluir a manutenção por refinanciamento e os dados do contrato anterior serão exibidos novamente. O contrato original será reativado, com as parcelas retornando ao status de “em aberto”. Os valores registrados como “A cargo do trabalhador” também serão excluídos.
RENEGOCIAÇÃO
Quando o tipo de manutenção for “Renegociação”, o sistema irá assumir automaticamente o número do contrato original e preencher o campo “Valor solicitado” com a soma das parcelas em aberto, porém, será permitido editar o valor.

Ao gravar a manutenção por renegociação, será criado um novo contrato no sistema.
O contrato original terá todas as parcelas em aberto com o status do desconto “Renegociado” e na coluna “A cargo do trabalhador” o valor da parcela mensal.

Observação: É possível excluir a manutenção por renegociação e os dados do contrato anterior serão exibidos novamente. O contrato original será reativado, com as parcelas retornando ao status de “em aberto”. Os valores registrados como “A cargo do trabalhador” também serão excluídos.
PORTABILIDADE
Quando o tipo de manutenção for "Portabilidade", o sistema irá habilitar o campo "Contrato" para inserir o novo número e preencher o campo "Valor solicitado" com a soma das parcelas em aberto, porém, será permitido editar o valor. Em seguida, no campo "Banco", preencha o novo banco referente a portabilidade do contrato.

Ao gravar a manutenção por portabilidade, será criado um novo contrato no sistema.
O contrato original terá todas as parcelas em aberto com o status do desconto como "Portabilidade" e na coluna "A cargo do trabalhador" o valor da parcela mensal.

Observação: É possível excluir a manutenção por portabilidade e os dados do contrato anterior serão exibidos novamente. O contrato original será reativado, com as parcelas retornando ao status de “em aberto”. Os valores registrados como “A cargo do trabalhador” também serão excluídos.
QUITAÇÃO
Quando o tipo de manutenção for "Quitação", o sistema realizará a quitação de todas as parcelas em aberto do contrato selecionado. Em seguida, clique no botão “Gravar”.

O status do desconto será atualizado para “Quitado”.

Quando o status do desconto for igual a “Quitado”, será possível excluir essa quitação, desde que não exista cálculo para o período das parcelas quitadas pela manutenção. O botão “Manutenção” permanecerá habilitado e ao selecionar o “Tipo de manutenção” será exibido automaticamente como “Excluir quitação”.

Ao gravar a manutenção de “Excluir quitação” o contrato anterior será ativo novamente, com as parcelas em aberto conforme anteriormente.
Atenção: Ao excluir a quitação, se tiver outro contrato para o mesmo funcionário vinculado ao mesmo evento, o botão "Manutenção" não será habilitado. Nesse caso, precisa primeiro excluir esse contrato, para conseguir excluir a quitação.