Conciliação Bancária - Extrato Digital - Manutenção de históricos e contrapartidas
Ultima Atualização: 21/07/2025 Artigo de código : 17419        
Por meio desta rotina, os históricos bancários serão cadastrados automaticamente a partir da integração com o extrato digital. Em seguida, devem ser realizadas as parametrizações das contrapartidas, para que o sistema reconheça e contabilize os lançamentos automaticamente durante a digitação, no momento da importação do extrato.
Acesse "Cadastros > Conciliação > Manutenção de históricos e contrapartidas".
No campo "Empresa", selecione a empresa desejada ou utilize a opção "0", para que o sistema reconheça que o histórico cadastrado será válido para todas as empresas. No campo "Categoria", defina a categoria necessária. As categorias representam os diversos tipos de lançamentos identificados no extrato bancário, como PIX, depósito bancário, saques, pagamentos, recebimentos, entre outros. Nesta rotina, o sistema disponibiliza 18 categorias, que agrupam e resumem as diferentes descrições encontradas no extrato.
Essas categorias refinam as descrições bancárias e, com base nelas, será definida a conta contábil que funcionará como contrapartida da conta do banco.

Tipo "Conta Fixa": Ao selecionar a opção "1- Conta Fixa", o campo "Contrapartida" será habilitado para preenchimento. Nesse caso, é necessário informar a conta contábil fixa que será usada como contrapartida dos lançamentos bancários.
Tipo "Conta Cliente/Fornecedor": Quando for indicado o tipo "2 - Conta Cliente/Fornecedor", será utilizada a configuração previamente definida no cadastro da empresa, na aba "Integração". Ou seja, ao importar o extrato bancário, a contrapartida será reconhecida automaticamente como cliente/fornecedor único ou conta individual, conforme a configuração estabelecida em "Cadastros > Cadastro de Empresas > Parâmetros > Sistema Contábil > Integração".
Exemplo:

Durante a importação do extrato, o sistema irá identificar o cliente/fornecedor por meio do CPF ou CNPJ informado. Em seguida, verificará no módulo Fiscal se já existe um cadastro correspondente. Caso não exista, o sistema realizará automaticamente o cadastro do emitente/destinatário.
Após localizar ou cadastrar o emitente, o sistema verificará se a conta contábil já foi criada via integração Fiscal x Contábil. Se sim, essa conta será utilizada. Caso contrário, o sistema criará automaticamente a conta contábil no momento da importação.
Importante: A opção "2- Conta cliente/fornecedor", somente ficará visível, para fins de cadastros, quando a categoria for "TED | DOC | PIX | BOLETO | TRANSFERÊNCIA MESMA INSTITUIÇÃO".
Mantenha habilitadas as opções "Gerar lançamentos contábeis pelo extrato" e, preferencialmente, "Individualizados", além da opção "Conciliar automaticamente os lançamentos". Após configurar, clique em "Gravar" e repita o processo para as demais categorias. Dessa forma, quando a importação do extrato digital via Open Finance estiver em funcionamento, a conciliação bancária já estará concluída e os lançamentos contábeis gerados automaticamente.