Conciliação Bancária - Extrato Digital - Manutenção de históricos e contrapartidas

Ultima Atualização: 21/07/2025    Artigo de código : 17419             

Por meio desta rotina, os históricos bancários serão cadastrados automaticamente a partir da integração com o extrato digital. Em seguida, devem ser realizadas as parametrizações das contrapartidas, para que o sistema reconheça e contabilize os lançamentos automaticamente durante a digitação, no momento da importação do extrato.


Acesse "Cadastros > Conciliação > Manutenção de históricos e contrapartidas".

No campo "Empresa", selecione a empresa desejada ou utilize a opção "0", para que o sistema reconheça que o histórico cadastrado será válido para todas as empresasNo campo "Categoria", defina a categoria necessária. As categorias representam os diversos tipos de lançamentos identificados no extrato bancário, como PIX, depósito bancário, saques, pagamentos, recebimentos, entre outros. Nesta rotina, o sistema disponibiliza 18 categorias, que agrupam e resumem as diferentes descrições encontradas no extrato.

Essas categorias refinam as descrições bancárias e, com base nelas, será definida a conta contábil que funcionará como contrapartida da conta do banco.


Tipo "Conta Fixa": Ao selecionar a opção "1- Conta Fixa", o campo "Contrapartida" será habilitado para preenchimento. Nesse caso, é necessário informar a conta contábil fixa que será usada como contrapartida dos lançamentos bancários.

Tipo "Conta Cliente/Fornecedor": Quando for indicado o tipo "2 - Conta Cliente/Fornecedor", será utilizada a configuração previamente definida no cadastro da empresa, na aba "Integração". Ou seja, ao importar o extrato bancário, a contrapartida será reconhecida automaticamente como cliente/fornecedor único ou conta individual, conforme a configuração estabelecida em "Cadastros > Cadastro de Empresas > Parâmetros > Sistema Contábil > Integração".


Exemplo:


Durante a importação do extrato, o sistema irá identificar o cliente/fornecedor por meio do CPF ou CNPJ informado. Em seguida, verificará no módulo Fiscal se já existe um cadastro correspondente. Caso não exista, o sistema realizará automaticamente o cadastro do emitente/destinatário.

Após localizar ou cadastrar o emitente, o sistema verificará se a conta contábil já foi criada via integração Fiscal x Contábil. Se sim, essa conta será utilizada. Caso contrário, o sistema criará automaticamente a conta contábil no momento da importação.


Importante: A opção "2- Conta cliente/fornecedor", somente ficará visível, para fins de cadastros, quando a categoria for "TED | DOC | PIX | BOLETO | TRANSFERÊNCIA MESMA INSTITUIÇÃO".


Mantenha habilitadas as opções "Gerar lançamentos contábeis pelo extrato" e, preferencialmente, "Individualizados", além da opção "Conciliar automaticamente os lançamentos". Após configurar, clique em "Gravar" e repita o processo para as demais categorias. Dessa forma, quando a importação do extrato digital via Open Finance estiver em funcionamento, a conciliação bancária já estará concluída e os lançamentos contábeis gerados automaticamente.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
17419