O sistema demonstra neste relatório todas as notas fiscais de entradas lançadas no menu Movimentos > NF Entradas e Saídas > botão Entradas.
Este livro será impresso de acordo com a Portaria CAT 4/2000, que dispõe sobre a escrituração dos livros fiscais por processamento de dados.
Lembrando que se no cadastro da empresa, no menu Arquivos > Empresas Usuárias > aba Escrita Fiscal, o campo Tipo estiver cadastrado como comércio ou microempresa, o livro estará sendo impresso no modelo P1A e, caso o campo Tipo esteja cadastrado como indústria, o livro será impresso no modelo P1.
Você poderá emitir um Livro de Entradas filtrando o fornecedor desejado, ou seja, se você selecionar o botão (Cliente/Fornecedor), abrirá uma tela com todos os fornecedores que estiverem cadastrados:
Se optar em visualizar ou imprimir o relatório de entradas por fornecedor, deve desabilitar a opção: Não filtrar o relatório por Cliente/Fornecedor, selecionar o fornecedor desejado e clicar em Retornar.
Ao visualizar ou imprimir este relatório, aparece apenas as movimentações com o fornecedor selecionado.
Ao voltar à tela dos relatórios (rodapé) será demonstrada a seguinte informação: Este relatório está filtrado por Cliente/Fornecedor.
Caso deixe a opção Não filtrar o relatório por Cliente/Fornecedor habilitada, o sistema imprime o livro de entradas com todos os fornecedores digitados.
Ao selecionar o Livro de Entrada, o sistema habilita o campo período e traz o mês/ano ativo no sistema, exemplo: a empresa está ativa no sistema em 10/2017, será demonstrado no campo Período de: 01/10/2017 até 31/10/2017, porém, pode alterar para o período desejado exemplo: Período de: 01/01/2017 até 31/12/2017.
Obs.: Caso no cadastro da empresa, menu Arquivos > Empresas Usuárias > aba Escrita Fiscal, no campo Tipo estiver selecionada a opção indústria, o sistema habilita também as opções 80 colunas e 132 colunas. Para que a impressão do livro de entradas em Modo Texto de uma empresa indústria fique idêntica à impressão em Modo Gráfico, será necessário imprimir em 132 colunas.
Atenção: Para empresas enquadradas como microempresa no Estado, isentas de inscrição estadual, ou seja, que não têm a obrigatoriedade de emitir o livro de saídas, o faturamento deverá constar somente no rodapé do livro de entradas. No menu Arquivos > Empresa Usuárias > aba Escrita Fiscal, deverá deixar o campo Simples SP com a opção Isenta (ME) e o campo Tipo com a opção Microempresa. Assim que o valor informado do faturamento for informado no menu Arquivos > Outros Valores, ao visualizar o livro de entradas serão apresentados os campos faturamento R$ e faturamento acumulado R$ com os valores lançados no sistema.