13º Salário - Primeira Parcela - Horistas
Ultima Atualização: 26/11/2025 Artigo de código : 17596        
O cálculo do 13º salário para horistas segue o princípio geral do 13º, mas utiliza a média das horas trabalhadas ou da remuneração variável para definir a base de cálculo.
Através da rotina “Cadastros > Cadastro de Funcionários > Funcionários”, verifique o salário hora e as “Horas Semanais” no botão “Salário”.

Acesse a rotina “Cadastros > Genéricos > Sindicatos > Dados Cadastrais” e verifique o “Número de semanas no mês”, referente ao sindicato do funcionário horista.

Em seguida, acesse “Módulos > 13º Salário > Primeira Parcela \ Parcela Única 13º Salário”.
Informe a “Data de pagamento” e escolha uma das opções entre:
- Calcular somente salário básico e média de comissões: com essa opção marcada, será pago somente os valores obrigatórios (salário e comissões).
- Calcular média de todos os eventos variáveis: com essa opção marcada, pagará o adiantamento sobre salário e todos os vencimentos variáveis todos os eventos que estejam configurados para a geração de médias no 13º Salário.
O botão “Processamento Agrupado” possibilita o cálculo de várias empresas ao mesmo tempo.

Após confirmar o processamento no botão “OK”, verifique o holerite da Primeira Parcela do 13º salário, na rotina “Consultas > Holerite”.
Realize a conferência do holerite do funcionário horista.
Exemplo:

Horistas: (Salário hora) R$ 30,00 * (horas semanais * número de semanas informado no sindicato) 30 * 5 / 12 * (número de avos) 2 / 2 = R$ 375,00