Configurações - Importação/Lançamento de Documentos Fiscais
Ultima Atualização: 27/11/2025 Artigo de código : 17598        
Esta rotina permite definir as informações necessárias para o novo processo de importação de documentos fiscais eletrônicos, em substituição ao que até então era definido no cadastro do estabelecimento ou na própria tela de importação.
Acesse: "Cadastro> Configurações> Importação/Lançamento de Documentos Fiscais".
"Empresa" Informe ou selecione a empresa desejada para iniciar uma nova configuração ou consultar uma configuração gravada anteriormente.

Importante: As informações definidas nesta rotina serão utilizadas exclusivamente pela tela "Importação de Documentos Fiscais Eletrônicos – Saída (NFCom)". À medida que novos documentos ou operações forem incorporados à rotina mencionada acima, outros recursos serão também disponibilizados para configuração.
DOCUMENTOS
Novo: Utilize este botão para incluir uma nova configuração ou uma nova vigência.
Gravar/Editar: Utilize este botão para gravar a configuração por vigência, quando apresentado como "Gravar’", ou para alterar uma configuração já existente, quando apresentado como "Editar".
Cancelar/Excluir: Utilize este botão para cancelar a inclusão de uma configuração ou de uma nova vigência, quando apresentado como "Cancelar’", ou para excluir uma configuração selecionada anteriormente, quando apresentado como "Excluir".
Copiar Config: Utilize este botão para copiar as diferentes configurações ou vigências de uma empresa/estabelecimento para outras empresas/estabelecimentos.
Modelo: Informe ou selecione o modelo de documento fiscal eletrônico a que se refere a configuração ou vigência que está sendo criada.
Finalidade/Tipo: Informe ou selecione uma finalidade/tipo correspondente ao modelo de documento para a qual se deseja vincular a configuração ou vigência.
Atenção: A finalidade/tipo "99" - Geral" indica que a configuração será utilizada sempre que não houver uma configuração correspondente à finalidade/tipo constante no arquivo .xml. Dessa forma, a finalidade/tipo diferente de "99 - Geral" deve ser utilizada apenas quando necessário criar uma configuração específica para determinada situação.
Início: Informe o início da vigência (mês e ano).
Fim: Definido automaticamente pelo sistema, de acordo com as demais vigências configuradas para a mesma empresa, estabelecimento, modelo, finalidade/tipo e operação.
Observação: É possível incluir várias vigências para a mesma combinação de empresa, estabelecimento, modelo, finalidade/tipo e operação. Neste caso, o sistema irá alterar automaticamente o fim das referidas vigências sempre que necessário, evitando períodos sobrepostos ou um intervalo entre diferentes períodos.
GERAL
- Sub aba "Geral 1"
Tipo de Lançamento: Informe ou selecione o tipo de lançamento que deverá ser associado ao documento fiscal durante a importação deste.
Variação: Informe ou selecione a variação que deverá ser associada à natureza da operação no documento fiscal.
Tipo de Pagamento: Selecione o tipo de pagamento desejado para o documento fiscal.
Caixa/Banco: Informe ou selecione a conta de caixa/banco que deve ser associada ao documento fiscal nos casos de pagamento à vista.
Serviço: Informe ou selecione o item de serviço que deve ser associado ao documento fiscal, quando necessário.
Observação EFD: Informe ou selecione a observação dos lançamentos fiscais EFD que deve ser associada ao documento fiscal, quando necessário.
Observação Fisco: Informe ou selecione a observação de interesse do fisco que deve ser associada ao documento fiscal, quando necessário.
Operação Contábil: Informe ou selecione a operação contábil que deve ser associada ao documento fiscal, quando necessário.
Classificação 1: Informe a classificação 1 que deve ser associada ao documento fiscal, quando necessário.
Classificação 2: Informe a classificação 2 que deve ser associada ao documento fiscal, quando necessário.
- Sub aba "Geral 2"
Opção "Importar Observações": Selecione esta opção quando desejar importar as observações constantes no arquivo .xml para o documento fiscal.
Quadro "Serviços de Comunicação/Telecomunicação – EFD Contribuições":
Tipo de Receita: Selecione o tipo de receita referente aos serviços de comunicação/telecomunicação que será associado aos itens do documento fiscal e será utilizado posteriormente na EFD Contribuições.
Classificação: Selecione a classificação dos serviços de comunicação/telecomunicação que será associado aos itens do documento fiscal e será utilizado posteriormente na EFD Contribuições.