Agrupar Cheques

Ultima Atualização: 22/07/2024    Artigo de código : 1909             

O agrupamento de cheques é uma função que permite o usuário juntar vários títulos de fornecedores diferentes em um único cheque.


PASSO 1

Ao gerar um título de Contas a Pagar deixe informado no campo "Imprime Cheque" a opção "Sim". Para que ele seja apresentado na tela de impressão posteriormente.


PASSO 2

Acesse o menu "Relatórios > Impressão de Cheques", clique na opção "Agrupar Títulos".


PASSO 3

Informe um fornecedor Favorecido ou deixe o campo "Código Favorecido" em branco, assim possibilitará agrupar os títulos de fornecedores diferentes.

A Data Inicial e Final, clique em Filtra Cheques. Aparecerá todos os títulos em abertos no período filtrado.

Dê um duplo clique sobre os quadros da opção "Agrupa" para que fique selecionado os títulos que deseja imprimir.

Após selecionar os títulos, clique em "Agrupar Títulos".


PASSO 4

Na tela "Cheque" será apresentado o nome do favorecido que foi selecionado na tela anterior que será a empresa ou pessoa física que receberá o cheque. O sistema somará o valor dos títulos selecionados e trará automaticamente o valor do cheque. No campo "Data Vencimento", informe a data que sairá no cheque.
Selecionar o código do banco que irá imprimir cheque (clique no botão de pesquisa... ou tecla
"F4" para trazer tela de consultas de bancos). Ao selecionar o código do banco acima, automaticamente será apresentada a conta corrente que foi informada no cadastro do banco. O campo "Histórico" é usado para especificar no verso do cheque os títulos que estão sendo pagos.

Após preenchimento dos campos, clique em "Sim" para confirmar o processo. Ao informar a opção "Sim", será agrupado os títulos selecionados em um único cheque.

Clique em "Ok", limpará a tela. Clique na opção "Saída" para voltar na tela anterior.


PASSO 5

Na tela principal da impressão de cheques aparecerá um único título, para que possa imprimir o cheque deixe a opção "Imprime" habilitada, em seguida clique em uma das opções destacadas "Imprime Cheques" (impressoras matriciais) ou "Imprime Cheque Maq." (impressoras de cheques).


PASSO 6

Aparecerá a tela de Emissão de Cheques, onde deverá informar a cidade, a data de impressão e o nº do cheque que será impresso.

Selecione uma das duas opções para baixa "Emissão ou Vencimento".


PASSO 7

Na tela de "Configuração de impressora", selecione a impressora que utilizará para impressão do cheque. Informe também o modelo da impressora, se for impressora Jato de Tinta ou Laser, informe a opção: Gráfico Compatível com Windows, se utilizar Matricial informe Epson Matriciais e Compatíveis.

Após informar os parâmetros clique em "OK" para visualizar ou enviar impressão do cheque.


PASSO 8

Ao clicar em "Ok", abrirá tela de Confirmação, onde apresentará a mensagem ilustrada abaixo.


PASSO 9

Ao clicar em "Sim", após a impressão do cheque automaticamente o título referente a este cheque ficará Liquidado a Conciliar. Se clicar em "Não", terá que baixar o título manualmente, após a impressão do cheque.

Após confirmação dessa mensagem, visualizará a impressão do cheque. para que possa imprimi-lo, clique na opção "Imprimir" que estará no cabeçalho da tela.


PASSO 10

Após a impressão do cheque, irá apresentar mensagem ilustrada abaixo. Se informar que "Sim" a opção "Imprime Cheque" dentro do título ficará com o Status de "Emitido".


PASSO 11

Em seguida o usuário terá a opção de limpar a tela de filtro dos cheques.


PASSO 12

Após esse processo, iremos acessar o menu Contas a Pagar, podemos observar que os títulos que realizamos o agrupamento estarão na cor azul marinho o que indica que estão Liquidados à Conciliar.




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
1909