Agrupar Cheques
Ultima Atualização: 22/07/2024 Artigo de código : 1909        
O
agrupamento de cheques é uma função que permite o usuário juntar vários títulos
de fornecedores diferentes em um único cheque.
PASSO 1
Ao
gerar um título de Contas a Pagar deixe informado no campo "Imprime
Cheque" a opção "Sim". Para que ele seja apresentado na tela
de impressão posteriormente.
PASSO 2
Acesse
o menu "Relatórios > Impressão de Cheques", clique na
opção "Agrupar Títulos".
PASSO 3
Informe
um fornecedor Favorecido ou deixe o campo "Código Favorecido" em
branco, assim possibilitará agrupar os títulos de fornecedores diferentes.
A Data
Inicial e Final, clique em Filtra Cheques. Aparecerá todos os títulos em
abertos no período filtrado.
Dê um
duplo clique sobre os quadros da opção "Agrupa" para que fique
selecionado os títulos que deseja imprimir.
Após
selecionar os títulos, clique em "Agrupar Títulos".
PASSO 4
Na
tela "Cheque" será apresentado o nome do favorecido que foi selecionado na tela
anterior que será a empresa ou pessoa física que receberá o cheque. O sistema somará
o valor dos títulos selecionados e trará automaticamente o valor do cheque. No
campo "Data Vencimento", informe a data que sairá no cheque.
Selecionar o código do banco que irá imprimir cheque (clique no botão de
pesquisa... ou tecla "F4" para trazer tela de consultas de
bancos). Ao selecionar o código do banco acima, automaticamente será
apresentada a conta corrente que foi informada no cadastro do banco. O
campo "Histórico" é usado para especificar no verso do cheque os
títulos que estão sendo pagos.
Após
preenchimento dos campos, clique em "Sim" para confirmar o
processo. Ao informar a opção "Sim", será agrupado os títulos
selecionados em um único cheque.
Clique
em "Ok", limpará a tela. Clique na opção "Saída" para voltar na tela
anterior.
PASSO 5
Na
tela principal da impressão de cheques aparecerá um único título, para que
possa imprimir o cheque deixe a opção "Imprime" habilitada, em
seguida clique em uma das opções destacadas "Imprime Cheques" (impressoras
matriciais) ou "Imprime Cheque Maq." (impressoras de cheques).
PASSO 6
Aparecerá
a tela de Emissão de Cheques, onde deverá informar a cidade, a data de
impressão e o nº do cheque que será impresso.
Selecione
uma das duas opções para baixa "Emissão ou Vencimento".
PASSO 7
Na
tela de "Configuração de impressora", selecione a impressora que utilizará para
impressão do cheque. Informe também o modelo da impressora, se for impressora
Jato de Tinta ou Laser, informe a opção: Gráfico Compatível com Windows, se
utilizar Matricial informe Epson Matriciais e Compatíveis.
Após
informar os parâmetros clique em "OK" para visualizar ou enviar impressão do
cheque.
PASSO 8
Ao
clicar em "Ok", abrirá tela de Confirmação, onde apresentará a mensagem
ilustrada abaixo.
PASSO 9
Ao
clicar em "Sim", após a impressão do cheque automaticamente o título
referente a este cheque ficará Liquidado a Conciliar. Se clicar em "Não",
terá que baixar o título manualmente, após a impressão do cheque.
Após
confirmação dessa mensagem, visualizará a impressão do cheque. para que possa
imprimi-lo, clique na opção "Imprimir" que estará no cabeçalho
da tela.
PASSO 10
Após a
impressão do cheque, irá apresentar mensagem ilustrada abaixo. Se informar
que "Sim" a opção "Imprime Cheque" dentro do
título ficará com o Status de "Emitido".
PASSO 11
Em
seguida o usuário terá a opção de limpar a tela de filtro dos cheques.
PASSO 12
Após
esse processo, iremos acessar o menu Contas a Pagar, podemos observar que os
títulos que realizamos o agrupamento estarão na cor azul marinho o que indica
que estão Liquidados à Conciliar.