Ano: Será o ano que o plano de contas será utilizado. Lembrando
que a configuração do plano é anual.
Tipo E/G: Informe se o plano será: (E) Específico: Com o plano
apenas para essa empresa ativa ou (G) Genérico: Compartilhado para mais de uma
empresa. Utilizando este tipo de plano, ao fazer alteração/inclusão ou exclusão
de contas em uma empresa irá alterar nas demais empresas que utilizam a mesma
configuração de plano.
Código do Plano: Esse código refere-se à máscara do plano que a
empresa irá utilizar. Ele poderá ser digitado ou selecionado através da lupa de
pesquisa.
Genérico: Neste campo deve ser informado um número de 01 a 99,
onde será identificado o plano genérico pertencente a esta empresa.
Pesquisa: Todos os campos identificados pelo botão, são botões de pesquisa, para buscar informações já
cadastradas no sistema.
2 - Plano de Centro de Custos:
Esta opção será utilizada para empresas que fazem o controle de Centro de
Custo. Informe se será um plano "Específico" que é apenas para essa empresa ou
"Genérico" que é utilizado para mais de uma empresa. Com este tipo de plano ao
fazer alteração/exclusão ou inclusão de contas em uma empresa automaticamente
irá executar nas demais empresas que utilizam a mesma configuração de plano de
Centro de Custo.
3 - Outros Planos:
Outros Planos: Nesse campo será selecionado a qual tipo de instituição a empresa pertence (ANS, BACEN, SUSEP, Partidos Políticos ou PJ em Geral).
Planos Referenciais: A seleção desse campo irá influenciar no tipo do Plano Referencial da Receita Federal que será apresentado no cadastro do plano de contas. Selecione a opção correta (PJ em Geral, Imunes e Isentas e Financeira)
Atividade Rural: Caso a empresa possua essa situação habilite essa opção.
4 - LALUR:
Para as empresas tributadas no Lucro Real e que queriam fazer a apuração do
Lalur pelo sistema, deverão preencher os dados desse campo:
Tipo de Apuração: Selecione se a apuração do Lalur será Anual
ou Trimestral, conforme o encerramento do período.
Mês/Ano Início de Apuração: Informe o mês e o ano que iniciará
a apuração do Lalur.
Integração Lançamentos Contábeis: Com essa opção, os
lançamentos serão integrados na parte contábil. Se quiser integrar os dados,
selecione a opção "Sim" se não, deixe como "Não".
Integração do Lucro Contábil: Com essa opção será integrado o valor do Lucro/Prejuízo de acordo com o saldo apresentado na Demonstração do Resultado do Exercício para o módulo LALUR na digitação da parte A para que seja apurada a base de calculo dos impostos.