CADASTRO DE EMPRESA - Aba Contábil - Plano de Contas

Ultima Atualização: 23/09/2020    Artigo de código : 2172             

Nesta Aba, será demonstrada a Configuração da Máscara o Plano de Contas e Centro de Custo, a ser utilizado na Empresa. E caso, a empresa faça a Apuração do Modulo LALUR, será  a partir desta tela, que iniciará a parametrização deste Módulo.


- Passo 1:
Acesse o menu Arquivos > Empresas > Aba Contábil.



1 - Plano de Contas:

Ano: Será o ano que o plano de contas será utilizado. Lembrando que a configuração do plano é anual.

Tipo E/G: Informe se o plano será: (E) Específico: Com o plano apenas para essa empresa ativa ou (G) Genérico: Compartilhado para mais de uma empresa. Utilizando este tipo de plano, ao fazer alteração/inclusão ou exclusão de contas em uma empresa irá alterar nas demais empresas que utilizam a mesma configuração de plano.

Código do Plano: Esse código refere-se à máscara do plano que a empresa irá utilizar. Ele poderá ser digitado ou selecionado através da lupa de pesquisa.

Genérico: Neste campo deve ser informado um número de 01 a 99, onde será identificado o plano genérico pertencente a esta empresa.

Pesquisa: Todos os campos identificados pelo botão, são botões de pesquisa, para buscar informações já cadastradas no sistema.


2 - Plano de Centro de Custos:

Esta opção será utilizada para empresas que fazem o controle de Centro de Custo. Informe se será um plano "Específico" que é apenas para essa empresa ou "Genérico" que é utilizado para mais de uma empresa. Com este tipo de plano ao fazer alteração/exclusão ou inclusão de contas em uma empresa automaticamente irá executar nas demais empresas que utilizam a mesma configuração de plano de Centro de Custo.


3 - Outros Planos:

Outros Planos: Nesse campo será selecionado a qual tipo de instituição a empresa pertence (ANS, BACEN, SUSEP, Partidos Políticos ou PJ em Geral).

Planos Referenciais: A seleção desse campo irá influenciar no tipo do Plano Referencial da Receita Federal que será apresentado no cadastro do plano de contas. Selecione a opção correta (PJ em Geral, Imunes e Isentas e Financeira)

Atividade Rural: Caso a empresa  possua essa situação habilite essa opção.


4 - LALUR:

Para as empresas tributadas no Lucro Real e que queriam fazer a apuração do Lalur pelo sistema, deverão preencher os dados desse campo:

Tipo de Apuração: Selecione se a apuração do Lalur será Anual ou Trimestral, conforme o encerramento do período.

Mês/Ano Início de Apuração: Informe o mês e o ano que iniciará a apuração do Lalur.

Integração Lançamentos Contábeis: Com essa opção, os lançamentos serão integrados na parte contábil. Se quiser integrar os dados, selecione a opção "Sim" se não, deixe como "Não".

Integração do Lucro Contábil: Com essa opção será integrado o valor do Lucro/Prejuízo de acordo com o saldo apresentado na Demonstração do Resultado do Exercício para o módulo LALUR na digitação da parte A para que seja apurada a base de calculo dos impostos.



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