GRRF - Geração e Conferência

Ultima Atualização: 08/03/2024    Artigo de código : 233             


A partir de 01/03/2024 os valores referente a FGTS passam a ser recolhidos via FGTS Digital que são encaminhadas através do que é declarado no eSocial, para auxiliar preparamos uma série de materiais para você.

Especial: FGTS Digital


PASSO 1 


Acesse "Menu Diversos > GRRF" e realize o preenchimento.


Exporta valores das rescisões complementares: Habilite somente na geração de rescisão complementar;

Exporta valores mês anterior: Habilite quando o FGTS do mês anterior ao da rescisão ainda não foi depositado. O sistema busca a informação que está armazenada no cadastro de funcionário (tela Ident. Adm), no campo "Indicativo de Recolhimento FGTS na GRRF", que é preenchido automaticamente quando o campo "Buscar FGTS Mês Anterior à Rescisão" for marcado no cálculo da rescisão, no resumo, na aba Valores FGTS.

Data recolhimento: data recolhimento da guia; lembrando que deve informar uma data de acordo com a vigência da conectividade social.

Período da movimentação: informe a data de afastamento do funcionário para o qual deseja gerar a GRRF. No processamento individualizado deve informar a data de afastamento no campo inicial e final ( mesma data), para gerar o arquivo GRRF.RE de todos os funcionários dispensados em determinado período.

Tipo de remessa: fica sempre como 2-GRRF pois é padrão do layout da CAIXA.

Local a ser gerado: informe o diretório/pasta onde vai gerar o arquivo GRRF.RE.

Dados do responsável: Preencha com dados do responsável pela geração do arquivo.

Dados genéricos - busca os dados do responsável da exportação à SEFIP (menu diversos/SEFIP) e também possibilita a alteração, que pode ser feita manualmente. As informações que forem digitadas nessa tela, serão utilizadas para as outras empresas também,sempre quando selecionado dados genéricos.

Buscar dados do cadastro da empresa - busca as informações do cadastro da empresa (menu arquivos / empresas usuárias) da empresa que está ativa no sistema, ou seja, da empresa que vai gerar o arquivo.

Após preencher todos os campos corretamente, clique em Exportar.


PASSO 2


No programa GRRF acesse "Menu Arquivo > Importar folha", selecione o GRRF.RE gerado pelo sistema da folha e realize a validação.


PASSO 3


O sistema disponibiliza um relatório para a conferência dos valores da GRRF através do "Menu relatórios >conferência de valores para a GRRF".

  


Campo 25 mês anterior a rescisão = o sistema busca o valor anterior ao mês da rescisão caso não tenha sido depositado ainda.


Campo 26 mês da rescisão = somar o evento de saldo de salário, evento de 13/ salário, médias de 13°e outros eventos que tenham incidência de FGTS


Campo 27 aviso prévio indenizado = somar o evento de aviso prévio, 13/ indenizado sobre aviso prévio., médias sobre aviso prévio.


Campo 28 saldo p/ fins rescisórios = soma o valor do saldo de FGTS informado no cálculo da rescisão na aba Resumo - Valores FGTS com o FGTS do mês (8% sobre os valores que incidem FGTS) também informado nessa aba da rescisão.


Campo 30 mês anterior a rescisão = 8% sobre sobre o campo 25


Campo 31 mês de rescisão = 8% sobre sobre o campo 26


Campo 32 aviso prévio indenizado = 8% sobre sobre o campo 27


Campo 33 multa rescisória = 50% do valor do campo 28 (50% até 12/2019 a partir de 01/2020 é 40%) - Quando o motivo for acordo empregado/empregador multa 20%


Campo 34 total a recolher = soma dos campos 30 a 33.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
233