CIAP - Relatório CIAP Modelo D

Ultima Atualização: 12/08/2020    Artigo de código : 255             

Relatório CIAP Modelo D

Na tela do Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente temos o botão Impressão, onde poderá ser emitido o Relatório CIAP Modelo D.

Para isso, ao clicar na opção Impressão, deverá manter selecionado o check CIAP Modelo D:

Ao clicar em Visualizar, teremos o seguinte relatório:


O relatório CIAP modelo D é apresentado conforme modelo adotado pelo Ajuste SINIEF 08/97 alterado pelo Ajuste SINIEF 03/01. Existe a opção de emitir este relatório do(s) bem(ns) de uma determinada nota ou de todos os bens lançados, para isso, na tela de lançamentos das notas para CIAP, acesse o botão Impressão e na opção CIAP escolha emitir Por Nº NF Entrada ou por Todos os bens.
Neste relatório é demonstrado as informações feitas na tela de lançamentos das notas para CIAP e também as informações do botão Bens da Nota.
Para cada bem de uma nota lançada, mensalmente é calculado o valor do crédito a ser apropriado, e esses valores são demonstrados no quadro referente a Apropriação Mensal do Crédito:

Campo Fator - Verifica os Avos informado no campo "Fator" do lançamento do bem que será impresso no CIAP, então para o mês a ser impresso, apresenta o valor do fator do respectivo Avos conforme tela/relatório Demonstrativo de Apuração Mensal do Fator (menu Movimentos, opção Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente-CIAP, aba Demonstrativo da Apuração Mensal do FATOR)

Exemplo: Na tela de lançamento CIAP tenho o Bem Computador que iniciou a contagem em 01/01/2009 com 1/44, tenho outro Bem Cadeira que iniciou a contagem em 01/03/2009 com 1/48, então no mês 03/2009 tenho o fator de 1/44 do Bem Computador e também o fator 1/48 do Bem Cadeira.
Supondo que em Março o valor da Coluna IV -Coluna II dividida pela coluna III do Demonstrativo da Apuração Mensal do FATOR é 0,9090909, quando imprimir o CIAP do Bem Computador, para este mês de Março será apresentado o valor de 0,0206611 (que é a divisão de 0,9090909 por 44) e este valor será lançado neste campo Fator para este bem, e a mesma coisa será feita para o Bem Cadeira, que será apresentado o valor de 0,0189393 (que é a divisão de 0,9090909 por 48) e este valor será lançado neste campo Fator para este bem.

Campo Valor - É demonstrado neste campo o resultado da multiplicação do campo acima (Fator) pelo campo Valor do Imposto deste relatório (no qual consta a soma dos campos Valor do Imposto, Diferencial e Outros Valores , todos lançados no botão Bens da Nota).
Ex. Supondo que o Fator fosse= 0,2345670 e o Valor do Imposto deste relatório fosse = 49,73, o resultado a ser informado neste campo seria= 11,66
Para meses que não houver movimento de notas fiscais de saídas ou não houver notas fiscais de saídas tributadas, não haverá cálculo sobre o FATOR.
OBS: Não haverá informação de FATOR neste mês.

Quando o estado da empresa for PR (Tabela I, art. 23, § 3º, alínea "f")
Foram feitas adaptações neste relatório CIAP D para atender empresas do estado PR:
- O modelo do CIAP é basicamente igual ao modelo D estabelecido pelos Ajustes acima citados, porém, possui alguns campos com nomes diferentes, portanto, quando o estado da empresa for PR, alguns nomes de campos do relatório conforme o modelo do Paraná.

Quando o estado da empresa for RS (IN DRP 045/98 com alterações da IN DRP 050/00)
Foram feitas adaptações neste relatório CIAP D para atender empresas do estado RS, o modelo é basicamente igual ao modelo D estabelecido pelos Ajustes acima citados, porém, com as diferenças abaixo:
- No quadro de Identificação do Estabelecimento é solicitado mais informações.
- Também foram adaptados alguns nomes de campos do relatório.
- O campo Valor do Imposto é demonstrado em quantidade de UPF-RS (é demonstrado conforme lançamento feito no campo Valor do Crédito (em UPF-RS)).
Por este valor ser em quantidade de UPF-RS, é necessário que a UPF-RS esteja cadastrada na tabela do Rio Grande do Sul, pois, para o cálculo do valor da apropriação mensal do crédito esta informação é necessária, veja o cálculo que é feito:
Campo Valor - Primeiramente é multiplicado o valor do campo Valor do Crédito (em UPF-RS) pela UPF do ano referente o mês a ser lançado, com isso o valor do crédito em UPF é convertido em reais.

Depois é multiplicado o Fator por este valor encontrado (maiores explicações sobre o Fator encontra-se na Coluna V - Fator do Demonstrativo da Apuração Mensal do FATOR).
Ex. no campo Valor do Crédito (em UPF-RS) está informado, 5,1250000 e supondo que o mês/ano a ser lançado seja 12/2006, então é multiplicado 5,1250000 pela UPF de 2006 da tabela do Rio Grande do Sul (menu Arquivos-Tabelas) ex. 9,7029, neste exemplo o primeiro valor fica= 49,73
Supondo que o Fator fosse= 0,2345670, o resultado a ser informado neste campo seria= 11,66
OBS: Se não for encontrado a UPF -RS do ano na tabela, não haverá valor a ser informado neste campo.
Para meses que não houver movimento de notas fiscais de saídas ou se houver apenas notas fiscais de saídas isentas, não haverá cálculo sobre o FATOR.
OBS: Não haverá informação de FATOR neste mês.

Relatório de Totais de Créditos

O relatório de Totais de Créditos demonstrará mensalmente o valor total de créditos da empresa a serem apropriados na apuração de ICMS,ou seja, demonstrará a soma dos créditos de todos os bens para cada mês.

Para emitir este relatório, selecione a aba CIAP Modelo D, botão Impressão, opção Totais de Créditos e informe o período desejado.




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
255