NFC-e (Nota Fiscal Consumidor - eletrotônica) Modelo 65 x EFD Contribuições

Ultima Atualização: 21/08/2020    Artigo de código : 2597             

 NFC-e (Nota Fiscal Consumidor - eletrotônica) Modelo 65 x EFD  Contribuições 

Situação: 

Notas fiscais modelo 65 NFC-e não são geradas no Registro C100 da EFD Contribuições até 08/2014, apenas a partir de 09/2014.





Resposta

Notas fiscais Modelo 65 NFC-e (Nota fiscal consumidor - eletrotônica) será gerada no registro C100 da EFD contribuições a partir de 09/2014 


Justificativa: As notas modelo 65 (NFC-e) somente são aceitas no Registro C100 da EFD - Contribuições para períodos igual ou maior que 09/2014 (versão 2.09). Anterior a isso o validador PVA apresenta rejeição.

Conforme Instruções do Guia Prático (abaixo), anterior a esse período a escrituração dessas operações deve ser feita através do Registro C180, porém esse registro não é gerado pelo sistema.

Como se trata de um período específico de geração dessas operações no registro C180, e como as alterações necessárias para contemplar esta funcionalidade são de grande impacto em termos de aplicação e alterações na regra de negócio do produto, torna-se inviável o seu desenvolvimento.

Desta forma, instruímos que essas operações sejam inseridas manualmente no PVA, conforme instruções abaixo, para os períodos anteriores a 09/2014:

(*) Considerando que os registros para escrituração analítica do CF-e (código 59) e da NFC-e (código 65) ainda não foram disponibilizados até a versão 2.08 do PVA, a escrituração das operações com CF-e e NFC-e, utilizando as versões anteriores, pode ser efetuada conforme procedimento abaixo: 1. Cadastrar no registro "0200", códigos genéricos representativos das receitas a serem escrituradas por CST (visão analítica da escrituração), que poderá ser por item de produto ou de forma consolidada, tais como: a) Cadastro por item de produto: “Operações com NFC-e – Produto X” “Operações com NFC-e – Produto Y” “Operações com NFC-e – Produto Z” b) Cadastro consolidado por CST: “Operações com NFC-e – Produtos diversos - CST 01” “Operações com NFC-e – Produtos diversos - CST 04” “Operações com NFC-e – Produtos diversos - CST 06” 2. Escriturar as receitas com NFC-e (ou CF-e) de forma analítica, no registro C180, identificando no Campo “COD_ITEM” do referido registro a codificação adotada no registro “0200” para a receita auferida com esses documentos. 3. Escriturar os registros “C181” (Apuração do PIS/Pasep) e “C185” (Apuração da Cofins), conforme a situação tributária (CST) aplicável às receitas.


Se necessário o usuário poderá fazer  uma consultoria  de legislação, ou entrar em contato com o fale conosco da Receita Federal, para maiores  informações e entrega do arquivo 





A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
2597