DIRF - Centralização - Como gerar empresa Matriz e Filiais

Ultima Atualização: 16/01/2025    Artigo de código : 2707             

As empresas que possuem filiais devem gerar uma única declaração com os beneficiários centralizados no CNPJ da Matriz e para isso, o sistema substitui o CNPJ das Filiais pelo CNPJ da Matriz, ao gerar a DIRF.


PASSO 1 
Com a empresa matriz ativa no sistema, acesse "Diversos > DIRF/Informe > DIRF/Informe", clique em "Acesso a DIRF" e selecione o regime da empresa. Gere o arquivo DIRF.TXT como de costume para a empresa matriz.
Na sequência ative nas empresas filiais e gere o arquivo DIRF.TXT de cada uma delas.

Dica: Para facilitar o procedimento, crie uma pasta e depois subpastas para salvar os arquivos de cada empresa (pois os nomes do arquivos são iguais). 

PASSO 2 
Após gerados todos os arquivos separadamente, ative a empresa matriz. Acesse "Diversos > DIRF/Informe > DIRF/Informe" e clique na aba "Centralização".
Em "Arquivo a ser importado", clique na lupa de pesquisa, selecione os arquivos DIRF.TXT da matriz e das filiais e clique em "Importar", um a um.
Em "Empresas importadas para centralização", confirme se o CNPJ apresentado é o CNPJ da Matriz para todos os arquivos, ou seja, se os arquivos importados realmente se enquadram no critério de centralização.




PASSO 3 
Selecione o "Local a Ser Exportado" e clique em “Exportar” para gerar um único arquivo de todas as empresas selecionadas. Será gerado o arquivo DIRF.TXT, em seguida realize a importação no aplicativo DIRF.


A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
2707