eSocial - Cadastro Estagiário
Ultima Atualização: 11/05/2021 Artigo de código : 2733        
- Passo: 1 Acesse menu Arquivos>Funcionários>Cadastro Básico - Aba Dados:
-Clique no botão Novo, pressione Enter para que o sistema considere automaticamente a sequência do código do funcionário, preencha o nome completo do funcionário:
-No campo tipo de salário selecione a opção Estagiário;
-No campo Salário, informe o valor da bolsa estágio;
-Preencha todos os campos na aba Dados.
- Passo: 2 Acesse a aba Ident. Adm:
-Preencha a data de admissão;
-Selecione a opção FGTS Não;
-Não preencha o campo Categoria GEFIP (pois não será exportado para a SEFIP, considerando que não haverá recolhimento de FGTS e INSS)
-Preencha os demais campos solicitados na aba Ident.Adm.
Campo Dados Admissionais eSocial é de extrema importância, pois nesse campo estão as informações que serão enviadas ao eSocial.
Preencher dados referente ao estágio/Estagiário de acordo com o perfil.
IMPORTANTE: O Regime Previdenciário deve ser configurado com RGPS -Regime Geral da Previdência Social, para que seja gerado o evento S-1200 Remuneração do trabalhador.
Quanto as duvidas de preenchimento de cada campo consulte seu orientador trabalhista.
- Passo: 3 Acesse aba Documentos:
-Preencha o nº dos documentos solicitados nessa aba;
-Observações: Para preencher as informações relacionadas a certidão de nascimento, casamento e óbito, clique na opção: "Outros Documentos".
- Passo: 4 Acesse aba Outros:
-Se houver adiantamento salarial, no campo Tipo de adiantamento, selecione a opção percentual ou valor,
-Caso o adiantamento seja por valor, preencha o valor do adiantamento no campo Valor adiantamento,
-Caso o adiantamento seja por percentual, preencha o percentual do adiantamento no campo % adiantamento.
- Passo: 5 Acesse a aba Complementos:
-No campo Tabela de horários, clique na lupa de pesquisa e selecione o horário cadastrado para estagiário no menu Arquivos/ Horários,
-No campo "A partir de:" informe a data de inicio em que o funcionário começou a fazer esse horário na empresa.
Clique em Gravar para que as informações de todas as abas sejam salvas .
- Passo: 6 Acesse aba Dependentes:
-Se desejar poderá efetuar o cadastro dos dependentes, porém, essa informação será apenas para emissão da listagem de dependentes, pois, no holerite não será calculado IRRF e salário família para o estagiário:
-Clique em Novo para cadastrar o dependente, após concluir, clique em Gravar para gravar o cadastro de dependentes.
- Passo: 7 Acesse aba Lanç. Automático:
- Clique em novo e informe o evento de bolsa estágio cadastrado para o estagiário, informe a referência 30, marque os meses para lançamento na digitação, clique em Gravar para concluir o lançamento.
- Passo: 8 Caso não tenha criado evento de bolsa estágio, Acesse o Menu Arquivos>Eventos>Cadastro, clique em Novo, crie um evento no intervalo de salários de 0001 a 0490;
-No campo Rotina selecione a opção: Salário, no campo coef. Cálculo informe 1,0000, no campo R/V selecione a opção: Referência.
-Clique em Gravar para concluir o cadastro do evento.
-Observação: O evento terá o tipo de exportação eSocial como 1350 - Bolsa de Estudo - estagiário e só haverá incidência de IRRF, os outros devem ser preenchidos com 00
IMPORTANTE: A empresa concedente de estágio é obrigada a enviar os dados dos estagiários, independentemente da sua relação civil com o agente de integração. Da mesma forma, deverá informar os eventos S-1200 (remuneração) e S-1210 (pagamento). Por conseguinte, o agente de integração fica desobrigado de enviar os dados dos estagiários de seus clientes. Para essas situações, o IOB Diagnóstico validará somente os campos obrigatórios de acordo com a categoria do trabalhador.
Ressaltamos que, mesmo que a opção de envio de trabalhadores sem vínculo não obrigatórios seja informada como NÃO, se houver valores na folha de pagamento, a geração dos arquivos periódicos S-1200 (grupo 25 e 101) e respectivo S-1210, considerando as especificações do Layout do e-Social.