DCN - Como gerar (Documento de Cadastramento do NIS/PIS)
Ultima Atualização: 14/10/2020 Artigo de código : 2764        
Para gerar o arquivo, acesse o Menu Diversos / DCN - Documento de Cadastramento do NIS (Arquivo)
Informe o local a ser gerado, clique na lupa de pesquisa e selecione uma pasta de fácil localização (que seja um caminho curto) ou mesmo a unidade da máquina exemplo C:\
Na opção "Funcionário" não selecione nenhum, deixe como "todos" e o sistema fará a busca dos funcionários que estão sem PIS no cadastro, caso sejam várias empresas poderá utilizar o botão "Seleção" na opção a esquerda. Observação: Somente se for mais de uma empresa.
Informe a Data de envio do arquivo.
Informe o Tipo de Remessa: Original ou Retificadora.
Preencha os "Dados do responsável" poderá preencher clicando em "Dados Genéricos" e preenchendo o "CPF do Responsável" ou buscar as informações já prontas pela opção "Buscar dados do cadastro da empresa".
Importante: Quando a geração do arquivo for feita pelo Escritório Contábil e a opção " Dados Genéricos" estiver habilitada o preenchimento do "CPF do Responsável" se torna obrigatório, além disso o "CNPJ do Responsável " deve ser o mesmo CNPJ do cadastro do Certificado Digital, caso contrário a validação do arquivo apresentará problemas.
Após clique em Gerar
Será gerado o arquivo CADASTRONIS.D acrescido do dia, mês e ano.txt, ele deve ser validado dentro do aplicativo da Caixa.
Para geração do arquivo Centralizado para Matriz e Filias:
Quando a Matriz for CNPJ Responsável na Conectividade Social e o funcionário for da Filial, utilize a opção " Dados Genéricos" e informe o CNPJ e CPF da Matriz.
Após selecione a Filial do funcionário através do botão "Seleção":
Caso contrário, se for funcionário da própria Matriz, sendo ela o Responsável pelo CNPJ não utilize o botão "Seleção".