eSocial - S-2230 - Categorias com Envio Facultativo | Pró-labore

Ultima Atualização: 15/05/2024    Artigo de código : 2792             

Conforme Manual do eSocial alguns afastamentos o envio do S-2230 é facultativo para determinadas categorias. Nesse caso o sistema não fará o envio quando não for obrigatório.



Alguns exemplos de afastamentos que possuem envio facultativo:


5.1. O código 03 - Acidente/Doença não relacionada ao trabalho da Tabela 18 do eSocial deve ser utilizado para informar a ocorrência de afastamentos temporários motivados por acidentes de qualquer natureza e doenças não relacionadas ao trabalho, cuja informação só é obrigatória em relação a trabalhadores das categorias [1XX], [2XX] ou [3XX] se {tpRegPrev} for igual a [1]





Para consultar a obrigatoriedade dos demais tipos de afastamento acesse o Manual do eSocial CLIQUE AQUI.



Em caso de afastamento de Pró-labore, para suspender o valor de retirada orientamos seguir os seguintes passos: 


PASSO 1


No mês do afastamento deverá ser administrado o valor da retirada até o último dia trabalhado. Acesse "Menu Processos > Digitação de Holerites" e altere o valor do evento 4992 do respectivo Pró-labore.



PASSO 2


Acesse  "Menu Arquivos > Funcionários > Cadastro Básico", localize o cadastro do Pró-labore e na aba Lanç. Automático altere o evento 4992 desabilitando os meses em que ficará afastado. Quando retornar os meses deverão ser habilitados novamente para que seja calculado na digitação de holerites.





Importante:

O salário maternidade da contribuinte individual será pago diretamente pela Previdência Social, para mais informações consulte seu orientador trabalhista ou ligue no 135.




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
2792