IMPORTAÇÃO TDM/REDF - Informações Importantes

Ultima Atualização: 01/09/2020    Artigo de código : 2833             

 
Para realizar a importação do arquivo no formato TDM - REDF, acesse o menu Diversos > Importações > Importação de Dados > Arquivo no Formato TDM ou REDF (ECF).

Antes de realizar a importação do arquivo, o usuário poderá verificar as informações importantes sobre a importação dos registros desses arquivos de ECF.



Informações Importantes:

1) Cadastro de Produtos

Lembramos que a orientação da legislação é sempre preencher o código do produto com a codificação própria da empresa emitente do ECF e/ou nota fiscal, mas para que o usuário não deixe de importar a sua movimentação, o sistema, antes de importar um produto, verifica se existe um código de produto já registrado. Se sim, ele verifica se a descrição do código é a mesma e, se for, o sistema elenca o produto. Se a descrição do produto for diferente, o sistema irá procurar internamente se existe outra descrição igual, se encontrar elencará com este código e produto encontrado, caso contrário, ele cria um novo código de produto com códigos disponíveis no sistema.

 

2) Tabela STA ICMS

Ao configurar a STA do ICMS, com empresa ativa a partir de 01/2013, para importação de arquivo para período anterior, atente-se para informar os STAs válidos para esse período. Caso informado algum código STA da tabela válida a partir de 2013 para arquivos de períodos anteriores, o campo STA do lançamento do produto ficará vazio.

 

3) Informações de PIS/COFINS

O botão Configurações PIS/COFINS e a opção Detalhar PIS/COFINS serão utlizadas para permitir o preenchimento dos dados referentes a PIS e COFINS nos itens do cupom fiscal no momento da importação, pois no arquivo não existem essas informações.

 

Importante: Caso não queira preencher essas informações no momento da importação, você poderá importar o arquivo e preencher através do menu Diversos > EFD - Contribuições > Digitação Turbo - PIS/COFINS Lançamento Produtos.

 

Configurações PIS/COFINS

Nesta tela você poderá cadastrar configurações que serão utilizadas no preenchimento dos campos de PIS e COFINS da opção Detalhar PIS/COFINS.

Informe no campo Código Int. desta tela, um código que deseja utilizar para cadastrar a informação de:

- Situação tributária do PIS/COFINS.

- Alíquota do PIS.

- Alíquota da COFINS.

- Conta contábil.

- Deduzir o desconto da Base do PIS/COFINS.

Feito o cadastramento nesta tela, ao informar o Código Int. na opção Detalhar PIS/COFINS (campo C. Int), o sistema preencherá esses campos automaticamente conforme o código informado.

 

Detalhar PIS/COFINS

Ao acessar essa tela, o sistema apresentará todos os itens dos cupons fiscais contidos no arquivo selecionado.

As colunas apresentadas em cor cinza representam informações contidas no arquivo e que não poderão ser alteradas.

As demais colunas são informações que não existem no arquivo e poderão ser preenchidas/alteradas nesta tela. Uma vez informados estes campos, ao importar o arquivo o sistema preencherá esses dados nos lançamentos dos itens do cupom (menu Movimentos > NF Entradas e Saídas > Saídas > Lançamentos Produtos/Serviços).

Se for informado o campo C. Int (Código Int.), o sistema preencherá automaticamente os campos abaixo conforme aquilo que estiver cadastrado no botão Configurações PIS/COFINS para o código informado. Neste caso, não será permitida alteração nestes campos.

- S.Trib. (Situação tributária de PIS/COFINS).

- Alíq. PIS (Alíquota do PIS).

- Alíq. COF. (Alíquota da COFINS).

- C. Contábil (Conta contábil).

Importante: Se o produto (da linha onde foi informado o Código Int.) existir em outras linhas, então o Código Int. será replicado para essas demais linhas que contém o mesmo produto.

 

Atenção: Ao sair desta tela, o sistema gravará o Código Int. informado para o produto e, na importação dos próximos arquivos, esse Código Int. será preenchido automaticamente conforme a ultima informação gravada.

Exemplo: Foi selecionado um arquivo e nesta tela Detalhar PIS/COFINS foi informado o Código Int. 01 para o produto C1. Se no próximo arquivo a ser importado existir o produto C1, o sistema assumirá para esse produto o Código Int. 01, e permitirá alteração.

Se este campo C. Int (Código Int.) NÃO for preenchido, o sistema preencherá os campos: Alíq. PIS (Alíquota do PIS) e Alíq. COF. (Alíquota da COFINS) com uma alíquota padrão, e preencherá o campo S.Trib. (Situação tributária de PIS/COFINS) como 01. Será permitido alterar essas informações.

O campo BC. PIS/COF. sempre será preenchido com o valor da mercadoria e permitirá alteração.

Importante: Quando no botão Configurações PIS/COFINS, o campo Deduzir o desconto da Base do PIS/COFINS estiver marcado, o sistema deduzirá o valor da coluna Desconto do Valor da Mercadoria e lançará o resultado no campo BC. PIS/COF.

Para os campos abaixo, se desejar, é possível replicar a informação para todos os itens. Para isso preencha a informação, e com o cursor ainda no campo tecle CTRL+F5.

- C. Int (Código Int.).

- S.Trib. (Situação tributária do PIS/COFINS).

- C. Contábil (Conta Contábil).

- Apropriação (Data da Apropriação).

Ao teclar CTRL+P com o cursor nos campos C. Int (Código Int.) e C. Contábil (Conta Contábil), o sistema abrirá a tela de cadastro destas informações.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
2833