EFD - ICMS/IPI - Informações Importantes

Ultima Atualização: 14/08/2020    Artigo de código : 2861             



EFD - ICMS/IPI - Informações Importantes



1) Para empresas que no cadastro, aba Office Fiscal, campo Apur. ST for Substituta, antes de gerar o EFD, é necessário acessar o Menu Movimentos, opção Apuração Mensal ICMS ST - Interestaduais para que não ocorram problemas no arquivo.

 

2) Para empresas onde a unidade federada exige a entrega do Registro 1400 - Informação sobre valores agregados, antes de gerar a EFD é necessário acessar o Menu Diversos, EFD - Escrituração Fiscal Digital, opção Informação sobre Valores Agregados e importar as informações das notas de entradas e saídas, ou lançar manualmente os dados.

 

3) Os valores de ICMS lançados no Menu Arquivos, Outros Valores, Crédito/Débito, botão Débitos Especiais, e os valores de ICMS a recolher no período provenientes da apuração do ICMS Própria e ST, deverão ser lançados no Menu Diversos, EFD - Escrituração Fiscal Digital, opção Obrigações do ICMS a Recolher.

 

4) Para fins de geração do registro G125, o valor do campo Outros Valores do lançamento do CIAP (Menu Movimentos) não é gerado, portanto, se existir valor neste campo para o período de geração, deixe este campo zerado e informe este valor em um dos campos: Diferencial, ICMS ST ou ICMS Frete do lançamento do CIAP.

 

5) Campo Motivo do Inventário:

 

No final do período - quando se tratar do estoque final mensal ou outra periodicidade. Deverá ser informado pela empresa que está obrigada a inventário periódico ou que espontaneamente queira apresentá-lo;

 

Na mudança de forma de tributação da mercadoria - quando, por exigência da legislação ou por regime especial, houver alteração da forma de tributação da mercadoria. Neste caso, se a legislação determinar, o inventário pode ser parcial.

Exemplo: Mercadoria no sistema de tributação por conta corrente fiscal (crédito e débito) e a legislação passa a cobrar o ICMS por substituição tributária;

 

Na solicitação de baixa cadastral - por ocasião da solicitação de baixa;

 

Na alteração de regime de pagamento - condição do contribuinte - quando o contribuinte muda de condição, alterando o regime de pagamento.

Exemplo: Mudança da condição 'Normal' por inclusão no 'Simples Nacional' ou inclusão em 'Regime Especial'

 

Por solicitação da fiscalização - quando se tratar de solicitação específica da fiscalização.

 

6) Para empresas que emitem cupom fiscal, caso o validador PVA aponte diferenças de valores relacionados ao registro C490, aconselhamos que seja executado um Recálculo e seja feita novamente a geração do arquivo da EFD.

Para isso acesse o menu Movimentos – Recálculo. Selecione o campo: Outros.

Mantenha selecionado o campo Resumo Analítico do Documento e execute o recálculo.


A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
2861