Importação EFD - ICMS IPI - Conversão FML - Configurações

Ultima Atualização: 19/08/2020    Artigo de código : 2871             



Importação EFD - ICMS IPI

Configurações

 

Antes de gerar o arquivo FML, acesse o Botão [ Configurações ], e configure os campos abaixo:

- Configure os valores de Isentos de ICMS e Outros de ICMS. Caso não seja feita a configuração neste botão, dará inconsistências durante a importação de notas, onde o sistema E-Fiscal verifica se valor contábil bate com as informações que contemplam o mesmo.

E para valores de IPI, existindo a diferença de valores, e não tenha sido configurado para considerar como Isentos ou Outros de IPI, estando a empresa configurada no Menu Arquivos, Empresas Usuárias, ABA Escrita Fiscal, campo Tipo como 'Indústria', o sistema assumirá a diferença e gerará no campo 'Base de IPI', desde que em arquivo este campo esteja zerado, e exista a diferença de valores em nota.

- Empresa DNF, caso esteja configurado como empresa DNF no cadastro do sistema E-Fiscal, configure neste botão os dados necessários para o produto ser importado corretamente;

- CIAP: Para definir o lançamento como Saídas Tributadas, marque o campo 'CIAP - Saídas Tributada', caso contrário, será configurada como Não Tributada.

- Data de Emissão e Data de entrada ou saída: No arquivo EFD ICMS/IPI, nos campos data de emissão e data de entrada ou saída, estando à nota com uma das situações: 02 - Cancelado ou 03 - Cancelado Extemporâneo ou 04 - NF-e ou CT-e denegada ou 05 - NF-e ou CT-e inutilizada, não existirá informação de data no arquivo (registro C100), neste caso, o sistema assumirá a data do período final do arquivo.




Exemplo:

Será considerado a informação do bloco 0000, campo 05 'Data final das informações contidas no arquivo', para geração do campo data de emissão e data de entrada ou saída, de todas as notas encontradas no arquivo do registro C100 estando esses campos sem informação.

Após a importação, acessar as notas que estiverem nesta situação e corrigir a data corretamente.

Importante: considerando de que a informação correta não existe no arquivo, e para que seja possível a importação desta nota, foi necessário incluímos uma data.

- Campo 'Informe o CFOP para importação das notas que não possuírem os registros C170 e/ou C190': Existem gerações de notas com somente o registro C100, onde não existe para esta nota lançamento dos produtos, fica ausente dos registros C170 e C190. Porém, no momento da importação do arquivo FML, o sistema obriga a informação do CFOP, e esta informação não existe em campos do registro C100. Informe neste campo o CFOP para as notas de entradas, e o CFOP para as notas de Saída. O sistema somente assumirá esta informação para os lançamentos de notas que estiverem nesta situação, para as demais notas que contém os registros C170 e/ou C190, por existir a informação em campos dos registros, o sistema assumirá CFOP em registro.

- Código SEFAZ (referente aos Cadastros de Produtos): Para os produtos com informação do código 'ANP' em arquivo, por tratar de 'Combustível Solvente', passa a ser obrigatório no momento da importação do arquivo FML, a informação do Código Sefaz, configure o código para que o sistema gere essa informação para os produtos que tiverem o código ANP, caso contrário, o sistema desconsiderará esta informação.

- Cadastro de Componentes/Insumos (no cadastro de Produtos):

O Registro 0210 – Consumo Específico Padronizado importará os dados para o cadastro de Produtos/Serviços, botão Componentes/Insumos, sendo assim, o produto que receberá essa informação deverá estar cadastrado no sistema ou sendo importado através do Registro 0200 – Tabela de Identificação do Item (Produto e Serviços).



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
2871