- Passo 1:
Para conciliar os lançamentos, acesse o menu Conciliação > Conciliação Bancária.
O sistema perguntará se deseja habilitar o módulo tutorial.
Clicando em "Sim", o sistema dará o passo a passo para fazer a conciliação.
- Passo 2:
Ao clicar em "Ok" o sistema levará a tela de "Configurar Importação".
Em seguida selecione o diretório onde encontra-se o arquivo e uma vez configurado, o sistema sempre buscará do mesmo diretório.
Dica: O arquivo de extrato deve estar na extensão ".ofx, cnab ou ret" para ser importado no sistema. E no site do banco é possível selecionar o formato desejado para geração, podendo ser mensal, bimestral, trimestral, etc., não há uma regra específica, no entanto, a conciliação deverá ser feita mensalmente.
Recomendamos que o extrato a ser importado seja mensal, justamente para evitar duplicidades, em caso de importação mais de uma vez do extrato bancário.
- Passo 3:
Após gravar as informações do primeiro passo, será aberta a tela de conciliação bancaria.
- Passo 4:
Clique no botão "Atualizar" para que a rotina localize os respectivos arquivos de extrato.
Será apresentada a seguinte mensagem:
Em seguida clique em "Ok".
- Passo 5:
Em seguida, clique no botão "Importar" para que o sistema importe o arquivo de extrato localizado anteriormente.
Será apresentada a seguinte mensagem:
- Passo 6:
Em seguida será direcionado ao passo 4: - "Selecionar Conta".
Selecione a conta (pela conta corrente) e depois confirme.
Caso a conta não esteja cadastrada apresentará a seguinte mensagem:
Ao clicar em "Ok" apresentará a tela de "Cadastro de Contas".
Ao importar o arquivo, as informações dessa tela já serão preenchidas automaticamente, basta vincular à conta contábil com a conta bancária.
Se houver algum saldo inicial, poderá ser informado também para que o saldo bancário seja o mesmo do saldo contábil.
- Passo 7:
Aplicar Regras de Lançamentos Automaticamente: Essa opção fará com que as regras criadas na opção "Automação de Lançamentos" sejam aplicadas automaticamente em todos os meses e executados os lançamentos faltantes.
- Passo 8:
Após realizar o cadastro clique em "Gravar" e o sistema retornará automaticamente a tela anterior para selecionar "Confirmar".
- Passo 9:
Voltando para a tela da Conciliação, serão listadas, do lado esquerdo, os lançamentos do extrato bancário e do lado direito, os lançamentos da digitação.
O sistema irá localizar os lançamentos iguais no extrato e na digitação e fazer a conciliação (transportando para o quadro de baixo).