CONCILIAÇÃO BANCARIA - Conciliação de Extratos Bancários

Ultima Atualização: 23/09/2020    Artigo de código : 3094             

A Conciliação Bancaria torna a rotina mais prática e rápida, pois elimina a necessidade de extrato bancário em papel, reduz em até 100% no tempo de digitação do extrato e em até 90% do tempo de conciliação.

Elimina erros de conciliação e digitação, visto que tudo que é feito é baseado no extrato do banco e ainda agrega valor ao serviço prestado pelo escritório contábil, devido à agilidade e confiabilidade proporcionada.


- Passo 1:


Para conciliar os lançamentos, acesse o menu Conciliação > Conciliação Bancária.


O sistema perguntará se deseja habilitar o módulo tutorial.




Clicando em "Sim", o sistema dará o passo a passo para fazer a conciliação.




- Passo 2:


Ao clicar em "Ok" o sistema levará a tela de "Configurar Importação".

Em seguida selecione o diretório onde encontra-se o arquivo e uma vez configurado, o sistema sempre buscará do mesmo diretório.




Dica: O arquivo de extrato deve estar na extensão ".ofx, cnab ou ret" para ser importado no sistema. E no site do banco é possível selecionar o formato desejado para geração, podendo ser mensal, bimestral, trimestral, etc., não há uma regra específica, no entanto, a conciliação deverá ser feita mensalmente.


Recomendamos que o extrato a ser importado seja mensal, justamente para evitar duplicidades, em caso de importação mais de uma vez do extrato bancário.


- Passo 3:


Após gravar as informações do primeiro passo, será aberta a tela de conciliação bancaria.




- Passo 4:


Clique no botão "Atualizar" para que a rotina localize os respectivos arquivos de extrato.


Será apresentada a seguinte mensagem:




Em seguida clique em "Ok".





- Passo 5:


Em seguida, clique no botão "Importar" para que o sistema importe o arquivo de extrato localizado anteriormente.


Será apresentada a seguinte mensagem:





- Passo 6:


Em seguida será direcionado ao passo 4: - "Selecionar Conta".


Selecione a conta (pela conta corrente) e depois confirme.




Caso a conta não esteja cadastrada apresentará a seguinte mensagem:




Ao clicar em "Ok" apresentará a tela de "Cadastro de Contas".


Ao importar o arquivo, as informações dessa tela já serão preenchidas automaticamente, basta vincular à conta contábil com a conta bancária.


Se houver algum saldo inicial, poderá ser informado também para que o saldo bancário seja o mesmo do saldo contábil.



- Passo 7:


Aplicar Regras de Lançamentos Automaticamente: Essa opção fará com que as regras criadas na opção "Automação de Lançamentos" sejam aplicadas automaticamente em todos os meses e executados os lançamentos faltantes.




- Passo 8:


Após realizar o cadastro clique em "Gravar" e o sistema retornará automaticamente a tela anterior para selecionar "Confirmar".





- Passo 9:


Voltando para a tela da Conciliação, serão listadas, do lado esquerdo, os lançamentos do extrato bancário e do lado direito, os lançamentos da digitação.


O sistema irá localizar os lançamentos iguais no extrato e na digitação e fazer a conciliação (transportando para o quadro de baixo).





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