Através desta rotina o sistema irá zerar as despesas, receitas e custos e apurar o lucro ou prejuízo do período.
Passo 1:
Para executar a rotina, acesse "Movimentos >Encerramento de Período".
As contas exibidas nesta tela são buscadas pelo sistema a partir dos cadastros realizados em "Arquivos > Plano Contábil > Aba 4 - Configuração".
CLIQUE AQUI para acessar o artigo sobre a configuração da aba 4.
Passo 2:
No campo "Dados de Encerramento" apresentará sempre o último dia do mês ativo, mas o encerramento poderá ser feito "mensal, trimestral ou anual", dependendo do tipo de imposto da empresa.
Passo 3:
Ao clicar em "Sim" , o sistema apresentará a mensagem: Deseja visualizar a lista de Auditório de Saldos?
CLIQUE AQUI para acessar o artigo de auditoria de saldos.
Passo 4:
Se clicar em "Não" na Auditoria de Saldos , procederá com o encerramento.
Será enviada uma mensagem com o valor do LUCRO ou PREJUÍZO apurado, de acordo com a DRE do mesmo período:
Passo 5:
Ao clicar em "Sim" o sistema realizará a transferência do Lucro ou Prejuízo apurado, para as contas definidas.
Passo 6:
Na finalização será apresentada a seguinte mensagem:
Ao acessar a digitação, apresentará uma tarja " Encerrado" e não será permitido fazer novos lançamentos no período encerrado.
IMPORTANTE: Para apresentar uma tarja, é necessário que a opção " Bloquear Movimentos com Encerramentos Posteriores" esteja habilitada no cadastro da empresa "Aba Contábil > Aba 2 - Configurações Diversas" .
Passo 7:
Apresentaremos a digitação da seguinte forma: