Como realizar o Cadastro de Vendedor

Ultima Atualização: 13/08/2024    Artigo de código : 3171             

Para realizar o cadastro de vendedor siga as orientações abaixo:


PASSO 1
Acesse o Menu Cadastros > Vendedores > clique no botão "Incluir".


PASSO 2
Será apresentado o próximo código a ser cadastrado no sistema, pressione a tecla "ENTER" do seu teclado para passar para a próxima aba.


PASSO 3
Na aba Dados Vendedor, realize o preenchimento dos campos, conforme as orientações abaixo:


No campo Pessoa indique se o Vendedor é uma Pessoa Física ou Jurídica, sendo:

a) Física: Indique o CPF.

b) Jurídica: Informe o CNPJ,  o sistema habilita o botão para acesso ao site da RFB (Receita Federal do Brasil), ao clicar na opção será apresentado o CNPJ que digitou no cadastro e clique em consultar. Apresentará a janela com a frase "Não sou um robô", marque a caixa de seleção e será carregada uma nova janela com imagens e uma frase indicando o que dever ser feito. O sistema preencherá automaticamente os campos Representante e Endereço, os demais campos devem ser preenchidos manualmente.

Os demais campos abaixo devem ser preenchidos manualmente.
Ativo: Ao realizar um novo cadastro, o campo Ativo já virá selecionado como "Sim". Se um dia não for mais utilizar o cadastro desse Representante nos processos realizados no sistema, poderá desabilitar o cadastro alterando esse campo Ativo para Não. Desta forma, este Representante não é mais apresentado na pesquisa para inclusão nos processos.

Vendedor: Informe o nome do seu Vendedor.


Endereço

CEP: Quando o Vendedor for ser Pessoa Física, não irá conseguir consultar os dados cadastrais. Nesse caso, poderá consultar pelo CEP, informando o CEP do Representante e clicando no botão ao lado direito do campo, que já realiza a consulta do CEP e preenche o endereço automaticamente, ficando apenas para preencher manualmente o Número e Complemento no campo Endereço.

Telefone, Telefone 2, Telefone Contato Comercial e Fax: Preencher com os telefones de contato do Vendedor.

Inscrição Estadual: Informe o número de Inscrição Estadual. Para consultar se o mesmo possui Inscrição Estadual, acesse o site do Sintegra ou o site do Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC)

Caso o Representante seja ISENTO de Inscrição Estadual, preencha o campo com a palavra ISENTO, com letras maiúsculas e no gênero masculino.

E-mail: Preencha o e-mail do Vendedor.

Nome / Perfil Usuário no Intermediador: Nome do usuário ou identificação do perfil do vendedor no site do intermediador (agenciador, plataforma de delivery, Marketplace e similar) de serviços e de negócios. Conforme Nota Técnica 2020.006.

Observação 1 e Observação 2: Poderá incluir observações referente ao Vendedor.



PASSO 4

Na parte superior direita da tela, terá o campo Foto, onde você poderá incluir uma foto do seu Representante ou o Logotipo da empresa dele. Para incluir a imagem no cadastro do seu Representante, CLIQUE AQUI e siga o passo a passo.


PASSO 5

Na aba Complementares, poderá preencher as seguintes informações:


Nome do Banco: Informe o Nome do Banco que irá realizar o pagamento das comissões ao seu Vendedor.

Agência e Conta: Preencha as informações dos dados da conta bancária do seu Vendedor.

Cód. Usuário: Caso o seu Vendedor utilize o sistema Business, poderá vincular qual o usuário ele usa para acessar o sistema.

Área de Atuação: Poderá informar as áreas de atuação do seu vendedor.


PASSO 6

Para gravar o cadastro, clique no botão "Gravar".


Pronto! O seu cadastro de Vendedor foi incluso com sucesso.



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