Rejeição 525 - CFOP de importação e não informado dados da DI

Ultima Atualização: 14/08/2025    Artigo de código : 3332             

Rejeição 525 ocorrer quando emitida uma "Nota Fiscal de Operação de Entrada" com "CFOP" iniciado por "3 (Importação)", indicando uma "Operação com o Exterior" e não for informado o "Grupo de Declaração de Importação (DI)".
Regra da SEFAZ - Nota Técnica 2013/005 v1.22
Importante: No mês de Novembro de 2024, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) darão seguimento ao desligamento faseado da "Declaração de Importação (DI)", migrando as respectivas operações para a "Declaração Única de Importação (Duimp)". CLIQUE AQUI, para mais informações.
PASSO 1
Acesse a "Nota Fiscal em Digitação > Item da NF > aba NF-e/Impostos > aba Declaração de Importação", pressione a tecla "Insert" do seu teclado para abrir a janela "Declaração de Importação" e preencha todos os campos.

PASSO 2

Ao abrir a janela "Declaração de Importação"irá preencher todos os campos conforme as orientações abaixo:


Nro. Doc. Imp. (DI/DSI/DIRE/Duimp): Preencha somente o número do documento de importação, sem o traço e a barra (até 15 caracteres).

Importante: Conforme ressaltado no início deste passo a passo, no mês de Novembro de 2024, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) darão seguimento ao desligamento faseado da "Declaração de Importação (DI)", migrando as respectivas operações para a "Declaração Única de Importação (Duimp)". CLIQUE AQUI, para mais informações.

Data registro: Clique os três pontos "..." e selecione a data de registro do seu documento de importação.

Cód. Exportador: Preencha o código de exportador do seu fornecedor, ou então o código que o seu fornecedor é cadastrado no Faturamento.

Via de transporte: Preencha com a via de transporte internacional informada no documento de importação, entre as opções "Marítima", "Fluvial", "Lacustre", "Aérea", "Postal", "Ferroviária", "Rodoviária", "Conduto/Rede Transmissão", "Meios Próprios", "Entrada/Saída ficta", "Courier", "Em mãos", "Por reboque" (conforme NT2020.005 v 1.21);

Valor da AFRMM: O campo "Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante" só será habilitado quando a "Via de Transporte" for "Marítima" para ser preenchido o valor do "Frete" referente a "Marinha Mercante".

Forma de Importação: Refere-se a intermediação, se a mesma é uma "Importação por conta própria", "Importação por conta e ordem" ou "Importação por encomenda".

Desembaraço aduaneiro: Preencha os campos "UF", "Local" e "Data" que ocorreu o desembaraço aduaneiro.

Adquirente ou Encomendante: Preencha os campos "UF" e o "CNPJ" do adquirente ou do encomendante da importação.

PASSO 3

No quadro "Adições", clique na linha em branco e pressione a tecla "Insert" do teclado.

Na janela "Adição", preencha os campos conforme as orientações abaixo:

Número: Informe o número da adição do seu documento de importação, sem os zeros.
Exemplo:
 Se a sua adição é 001, preencha apenas 1.

Cód. Fabricante: Preencha com o mesmo código informado no campo "Cód. Exportador", que se refere ao código de exportador do seu fornecedor ou então preencha o código que o seu fornecedor está cadastrado do sistema Business Faturamento.

Desconto: Preencha apenas se tiver desconto no item.

Nro. DrawBack: Informe o número do "Ato Concessório de Drawback", conforme dados do documento de importação. 

Para sair da tela "Adição", pressione a tecla "Esc" do seu teclado, apresentará a mensagem "Confirma Inclusão?", selecione a opção "Sim". Após, para sair da tela "Declaração de Importação", pressione novamente a tecla "Esc" do seu teclado e confirme a inclusão. Para sair do produto realize o mesmo procedimento, pressionando a tecla "Esc" e confirmando a inclusão do item.

Observação: Poderá utilizar o botão "Replica a Declaração de Importação e Adição do Item Anterior" no próximo item a ser inserido na nota, que terá as mesmas informações de "Documento de Importação" e "Adição", ao clicar sobre a opção, as informações inseridas serão copiadas para o novo item, assim não há necessidade de preencher manualmente.


PASSO 4

Regrave a nota fiscal, acesse o módulo "NF-e" e efetue novamente o processo de "Transmitir para SEFAZ".



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
3332