
PASSO 2
Ao abrir a janela "Declaração de Importação", irá preencher todos os campos conforme as orientações abaixo:

Nro. Doc. Imp. (DI/DSI/DIRE/Duimp): Preencha somente o número do documento de importação, sem o traço e a barra (até 15 caracteres).
Importante: Conforme ressaltado no início deste passo a passo, no mês de Novembro de 2024, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) e a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) darão seguimento ao desligamento faseado da "Declaração de Importação (DI)", migrando as respectivas operações para a "Declaração Única de Importação (Duimp)". CLIQUE AQUI, para mais informações.
Data registro: Clique os três pontos "..." e selecione a data de registro do seu documento de importação.
Cód. Exportador: Preencha o código de exportador do seu fornecedor, ou então o código que o seu fornecedor é cadastrado no Faturamento.
Via de transporte: Preencha com a via de transporte internacional informada no documento de importação, entre as opções "Marítima", "Fluvial", "Lacustre", "Aérea", "Postal", "Ferroviária", "Rodoviária", "Conduto/Rede Transmissão", "Meios Próprios", "Entrada/Saída ficta", "Courier", "Em mãos", "Por reboque" (conforme NT2020.005 v 1.21);

Valor da AFRMM: O campo "Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante" só será habilitado quando a "Via de Transporte" for "Marítima" para ser preenchido o valor do "Frete" referente a "Marinha Mercante".
Forma de Importação: Refere-se a intermediação, se a mesma é uma "Importação por conta própria", "Importação por conta e ordem" ou "Importação por encomenda".
Desembaraço aduaneiro: Preencha os campos "UF", "Local" e "Data" que ocorreu o desembaraço aduaneiro.
Adquirente ou Encomendante: Preencha os campos "UF" e o "CNPJ" do adquirente ou do encomendante da importação.
PASSO 3
No quadro "Adições", clique na linha em branco e pressione a tecla "Insert" do teclado.

Na janela "Adição", preencha os campos conforme as orientações abaixo:
Número: Informe o número da adição do seu documento de importação, sem os zeros.
Exemplo: Se a sua adição é 001, preencha apenas 1.
Cód. Fabricante: Preencha com o mesmo código informado no campo "Cód. Exportador", que se refere ao código de exportador do seu fornecedor ou então preencha o código que o seu fornecedor está cadastrado do sistema Business Faturamento.
Desconto: Preencha apenas se tiver desconto no item.
Nro. DrawBack: Informe o número do "Ato Concessório de Drawback", conforme dados do documento de importação.
Para sair da tela "Adição", pressione a tecla "Esc" do seu teclado, apresentará a mensagem "Confirma Inclusão?", selecione a opção "Sim". Após, para sair da tela "Declaração de Importação", pressione novamente a tecla "Esc" do seu teclado e confirme a inclusão. Para sair do produto realize o mesmo procedimento, pressionando a tecla "Esc" e confirmando a inclusão do item.

Observação: Poderá utilizar o botão "Replica a Declaração de Importação e Adição do Item Anterior" no próximo item a ser inserido na nota, que terá as mesmas informações de "Documento de Importação" e "Adição", ao clicar sobre a opção, as informações inseridas serão copiadas para o novo item, assim não há necessidade de preencher manualmente.

PASSO 4
Regrave a nota fiscal, acesse o módulo "NF-e" e efetue novamente o processo de "Transmitir para SEFAZ".