Rejeição 564 - Total do Produto / Serviço difere do somatório dos itens

Ultima Atualização: 15/08/2025    Artigo de código : 3440             

A Rejeição 564 ocorre quando emitida uma nota fiscal e o "Total dos Produtos/Serviços" informado no "Grupo de Totais da NF-e", for diferente do somatório dos itens que fazem parte do cálculo ou não estão sendo considerando na "Totalização da NF", como, por exemplo, frete, outras despesas acessórias, campos liberados na NF-e/Impostos, produto classificado como prestação de serviço ou produto classificado como simples remessa sem total na NF.

PASSO 1

No lançamento do "Frete" e "Outras Despesas Acessórias" deve estar parametrizado para somar no "Total da Nota Fiscal".


PASSO 2

Acesse "Cadastros > Outros Cadastros > Tipos de Notas" habilite o parâmetro "Liberar campos NF-e/Impostos", na "Digitação da Nota Fiscal" os campos da aba "NF-e/Impostos" e "Totais da Nota" estarão liberados para digitação. Ou seja, o sistema não fará cálculos automaticamente, todos os valores devem ser inseridos manualmente pelo usuário, sendo assim, valores digitados incorretamente podem gerar rejeições pela SEFAZ.

É possível identificar se a nota fiscal está com os campos liberados, caso apresente o botão "Calcular" do lado esquerdo abaixo do quadro dos "Itens da NF".

Importante: Caso esteja realizando a digitação da nota fiscal utilizando este parâmetro, faça a conferência geral.

PASSO 3

Acesse "Cadastros > Produtos > Manutenção > Classificação do Item", verifique se está configurado como "Prestação de Serviço".

Importante: Verifique se realmente está correto esta opção. Caso seja necessário alterar a "Classificação do Item", na "Digitação da Nota" exclua o produto e inclua novamente.

PASSO 4
Acesse "Cadastros > Produtos > Manutenção > Classificação do Item", verifique se está configurado como "Simples Remessa Sem Total na NF".


Como saber se o item faz parte do somatório do "Total dos Produtos e Serviços"?

No arquivo XML a tag <indTot>, indica se o produto compõe ou não o somatório do total.

Exemplo:
Quando na tag <indTot> estiver preenchido com "0", indica que o valor do item não faz parte do somatório.
Quando na tag <indTot> estiver preenchido com "1", indica que o valor do item faz parte do somatório do "Total da NF-e".





A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
3440