É necessário que o Plano Referencial esteja vinculado com o Plano Contábil, para geração da ECF das empresas que terão ECD para recuperar. Logo, acesse o "Menu Arquivos > Plano Contábil > Aba Contas Contábeis ". Todas as contas analíticas do plano que possuem saldo e movimentação no ano devem ser vinculadas ao plano de contas Referencial da Receita Federal segundo instrução do Manual de Orientação da Escrituração Contábil Fiscal. Esta vinculação é obrigatória. Pode conferir na tela posterior como selecionar as contas referenciais.
Verifique se o vinculo está correto ou precisa de manutenção acessando uma listagem através do "Menu Relatórios > Listagens > Plano de Contas":
- Tipo de Listagem: Referencial;
- Tipo Referencial/ ANS: Completo com vínculo:
Certifique-se que o cadastro de contador e o cadastro do sócio, estão corretos. Para conferi-los, acesse "Menu Arquivos > Dados do Contador".
Basta efetuar corretamente o cadastro completo do contador responsável pela empresa e que irá assinar a escrituração contendo, inclusive, a data de validade da Certidão de Regularidade Profissional do CRC.
Atenção: O campo CRC: deve ser preenchido com o número do CRC, o campo UF: é para informar o estado de emissão do CRC e o campo ANO: o ano referente a emissão do CRC.
O assinante responsável pela pessoa jurídica, deve ser cadastrado no "Menu Arquivos > Dados do Sócio", mesmo que essa pessoa não seja sócia da empresa, pois se não estiver nessa tela, não terá como selecionar no "Módulo SPED - ECF". Basta efetuar corretamente o cadastro completo.
Ambos os cadastros anteriores serão integrados para o "Módulo ECF - Menu Cadastros > Responsáveis", conforme a última imagem: