IOB Gerencia XML - Menu Opções > Importar Arquivos XML > Aba 'Busca RFB'
Ultima Atualização: 05/09/2022 Artigo de código : 3586        
A segunda aba exibida ao acessar o menu "Opções > Importar Arquivos XML" é a aba Busca RFB.
Esta rotina permite a busca dos XML de entrada (emitidos por terceiros) para as NFe e CTe a partir do serviço disponibilizado pela Receita Federal do Brasil.
Após selecionar a empresa na listagem Razão Social, caso o certificado digital da empresa esteja vinculado, será exibida a aba Busca RFB. Poderá então selecionar os documentos a serem baixados conforme os filtros disponíveis.
Checkbox em Pesquisar por para NFe ou CTe: Selecione o tipo de documento a ser baixado, se NFe ou CTe de entrada. Só é possível buscar um tipo por vez.
Opção Pesquisar a partir do último registro consultado: Nesta opção é possível pesquisar os arquivos XML a partir do último registro já consultado no aplicativo, conforme informação do campo Último NSU, esta opção ignora arquivos que já tenham sido baixados e por vezes é mais rápida.
Opção Pesquisar últimos documentos disponíveis no ambiente nacional: Nesta opção o sistema busca todos os XML de entrada referente ao tipo de documento selecionado que foram emitidos no máximo nos últimos 90 dias anteriores à data atual.
Campo Último NSU: A informação neste campo é gerada e atualizada automaticamente pelo sistema, e serve como um controle interno, registrando o retorno do portal da RFB referenciando o último lote de arquivos XML baixados.
Importante:
A primeira busca deve obrigatoriamente ser feita usando a opção "Pesquisar últimos documentos disponíveis no ambiente nacional"
Caso retorne o Aviso: Nenhum documento foi localizado - Max NSU 000000000000000, verifique as regras de busca da RFB, para mais informações CLIQUE AQUI.
Caso selecione a opção Pesquisar por NFe, no tipo de documento fiscal a ser baixado nesta rotina, pode ser exibida a informação a seguir:
Esta informação é exibida porque no menu "Opções > Preferências" foi habilitado opção Download do xml da entrada com Ciência da Emissão. Existe um ganho de desempenho considerável na velocidade de download dos XML quando esta opção é utilizada (CLIQUE AQUI para visualizar o artigo).
Importante:
Devido às exigências do portal da Receita Federal, para evitar erros no download das notas por esta rotina, atente-se às seguintes situações:
1. O download dos documentos fiscais eletrônicos não deve ser feito simultaneamente em mais de uma máquina.
2. A conexão com a internet deve ser estável, preferencialmente via cabo de rede.
3. A busca e download não devem ocorrer em períodos menores que 60 minutos.
Uma vez definidos os parâmetros de busca, deverá clicar no botão Baixar e o sistema realizará a busca dos documentos.
Uma vez que os arquivos sejam baixados, serão armazenados localmente e demonstrados em Itens a Enviar, na tela inicial do sistema, até que sejam enviados para a nuvem (CLIQUE AQUI para visualizar o artigo).