Salário Família - Possíveis Causas - Sistema não calcula Salário Família Automaticamente
Ultima Atualização: 29/04/2024 Artigo de código : 3761        
- Passo 1: Acesse o Menu Arquivos>Tabelas de INSS e confirme se os 2 tetos da tabela de Salário família estão preenchidos corretamente.
- Passo 2: Acesse o Menu Arquivos>Funcionários>Cadastro Básico, confirme se o salário do funcionário está informado e se o mesmo é inferior ao teto 2 da tabela de Salário Família.
- Passo 3: Acesse o Menu Arquivos>Funcionários>Cadastro Básico, na aba Dependentes e confirme se o dependente está cadastrado corretamente, com todos os campos preenchidos, se está como Sim na coluna Salário Família e se possuí menos de 14 anos e o campo data de entrega da certidão.
- Passo 4: Acesse o Menu Arquivos>Afastamento-Retorno>Cadastro e confirme se existe algum afastamento/retorno cadastrado para este funcionário com data igual ou posterior ao mês que está conferindo, mesmo que seja motivo de rescisão.
IMPORTANTE: Lembrando que no mês de retorno, para acidente do trabalho ou doença, quem paga é o INSS, então não terá o evento, conforme FAQ: CLIQUE AQUI
- Passo 5: Acesse o Menu Processos>Digitação de Holerites, pesquise o funcionário e confirme se existe algum outro evento de vencimento lançado com a incidência de INSS (exemplo: horas extras, adicionais, insalubridade, periculosidade, etc...) e somando com o salário do cadastro, não ultrapasse o teto 2 da tabela do salário família.
- Passo 6: Acesse o Menu Arquivos>Eventos>Cópia de Eventos Padrão, informe o código 1190 ao 1190 apenas, clique em Sobrepor os eventos existentes e clique em Copiar.
Não terá direito ao salário família os funcionários que possuem um salário no cadastro de funcionários, maior que o teto 2, nem mesmo no mês de admissão por ser proporcional.