MÓDULO IMPOSTO - Configuração do Cadastro da Empresa e Acesso a Apuração de PIS/COFINS

Ultima Atualização: 20/08/2020    Artigo de código : 3836             

Com o estabelecimento do universo SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), a apuração das contribuições para PIS/PASEP (Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), passou a ser realizada pelo Código de Situação Tributária indicado nos produtos das notas fiscais, de acordo com as respectivas alíquotas do regime de incidência.


Para atender esta demanda, o usuário do sistema Office Fiscal pode utilizar a apuração destes impostos no Módulo Imposto (PIS/COFINS por Itens).

A sistemática dessa rotina é fazer toda apuração de PIS/COFINS, tanto do sistema Office Fiscal quanto da EFD Contribuições, por meio das informações inseridas nos lançamentos de produtos das notas fiscais e demais documentos que geram receitas e deduções, fazendo a validação de acordo com as regras do guia prático da EFD Contribuições.

Configurações do Módulo Imposto PIS/COFINS

Para utilizar esta opção no sistema, as configurações devem ser feitas no cadastro da empresa, acessando o menu Arquivos > Empresas Usuárias > Aba Escrita Fiscal.

  1. A opção EFD Contribuições deve estar habilitada.
  2. Habilite a opção PIS/COFINS por Itens.


Após, acesse o botão EFD Contribuições e indique os tipos de incidência, alíquotas e outras apurações que a empresa terá ocorrência na apuração dos produtos.


Indicador de Incidência:


Selecione se a empresa possui operação com produtos com:

  1. Incidência Exclusiva no Regime Não-Cumulativo (Empresas do Lucro Real).
  2. Incidência Exclusiva no Regime Cumulativo (Empresas do Lucro Presumido).
  3. Incidência nos Regimes Cumulativo e Não Cumulativo (Possui produtos com incidência nas alíquotas do Regime Real e Presumido).
Tipo de Contribuição:

Indique se a empresa fará a apuração dos impostos pelos produtos, conforme suas alíquotas, podendo ser:

  1.  Apuração Exclusivamente por Alíquota Básica.
  2.  Apuração por Alíquota Diferenciada.

Observação: O contribuinte deve preencher esta opção como ?Apuração por Alíquota Diferenciada? apenas quando, de fato, existir a apuração das contribuições às alíquotas específicas, decorrentes de operações tributadas no regime monofásico (combustíveis; produtos farmacêuticos, de perfumaria e de toucador; veículos, autopeças e pneus; bebidas frias e embalagens para bebidas; etc.), em regimes especiais (pessoa jurídica industrial estabelecida na Zona Franca de Manaus ou nas Áreas de Livre Comércio), e/ou quando fizer a apuração não por alíquota, mas por unidade de medida do produto, por exemplo. 

Método de Apropriação de Créditos Comuns: 

Este campo deve ser preenchido apenas por empresas que se enquadram de alguma forma no Regime Não-Cumulativo, ou seja, que possuem direito ao crédito nas apurações. O contribuinte deve selecionar se, com relação à apropriação dos créditos, ocorrem por:

  1.  Apropriação Direta.
  2.  Rateio Proporcional (Receita Bruta).

Caso a empresa se enquadre como Pessoa Jurídica referida nos §§ 6º, 8º e 9º do art. 3º da Lei nº 9.718/98 (Bloco I), deverá informar qual o segmento da entidade, podendo ser:

  1.  Instituições Financeiras e Assemelhadas.
  2.  Seguros Privados.
  3.  Previdência Complementar.
  4.  Capitalização.
  5.  Planos de Assistência à Saúde.

Atenção:
Quando a empresa se enquadra no Bloco I (Pessoas Jurídicas referidas nos §§ 6º, 8º e 9º do art. 3º da Lei nº 9.718/98) e apura COFINS a 4%, apesar de a alíquota de COFINS ser diferenciada na visão das demais empresas, para entidades deste segmento (financeiro) esta é a alíquota básica de COFINS, ou seja, não há apuração diferenciada.

Antes de configurar as informações no sistema, o usuário deve consultar seu contador ou uma empresa de consultoria tributária de sua confiança.

No campo Regime de Apuração, habilite a opção Regime Especial de Apuração somente se a empresa trabalhar com produtos na situação informada na caixa de diálogos, apresentada ao clicar no botão ???:

 

Apuração dos Impostos pelo Módulo Imposto

Após efetuar os devidos lançamentos para a apuração pelo Módulo Imposto, para verificar os valores de PIS/ COFINS, acesse o menu Imposto > Módulo Imposto PIS/ COFINS.





A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
3836