Menu Opções - Preferências do Start - Aba Geral
Ultima Atualização: 18/07/2024 Artigo de código : 3878        
É importante realizar a configuração das
Preferências do Start para poder fixar um padrão de funcionamento de
diversas ferramentas como: contas utilizadas para estoque, vendas e ordens de
serviço, escolha do plano de contas e centro de custos padrão, moeda,
modelo de etiqueta, preços, logomarca da empresa e entre outros.
As preferências do Start
são compostas por 13 abas: Geral, Dados da Empresa, Financeiro, Estoque,
Vendas, Ordem de Serviço, Preços, Logomarca da Empresa, E-mail, Proxy, App
Vendas, PDV e Desemprenho.
PASSO 1
Acesse o "Menu
Principal > Opções > Aba Geral";
Segue abaixo a
funcionalidade de cada uma das configurações:
Aviso de backup
manual: Com essa opção ativada, quando o Start for iniciado avisará
ao usuário a quanto tempo não é realizado o backup manual.
Atualizações Corretivas: Selecione a frequência que deseja que o Start
verifique por atualizações corretivas.
Marque a opção “Fazer o download e instalar automaticamente”, caso
queira que as atualizações sejam realizadas automaticamente. "Esta
opção só pode ser marcada pelo usuário administrador do Start, e o usuário
do Windows precisa ter permissões de Administrador com privilégios
elevados".
Confirmação: Marcando está
opção o Start informará ao usuário caso seja realizado um lançamento ou
uma programação Cliente/Fornecedor, plano de contas e centro de custos.
Detalhes Adicionais: Marcando esta
opção no Start, ao posicionar o cursor sobre os lançamentos irá aparecer
um “balão preto” com as informações de lançamentos e Lista de
Contas. Lembrando que por padrão do sistema esta opção já estará marcada.
Dicas: Marcando essa
opção no Start, o sistema irá mostrar dicas de utilização na tela principal.
Registrar ações dos
usuários: Ative essa opção para fazer auditoria das ações de usuários.
Selecionando essa opção, todas as ações ficarão armazenadas e se futuramente
precisar consultar qual usuário excluiu determinado lançamento, por exemplo,
ficará gravado essa informação. Selecionando essa opção aumenta o uso do banco
de dados.
Moeda Padrão: Selecione a
moeda padrão. É possível cadastrar uma nova moeda na aba Categorias.
Fonte consulta CEP: Possui a opção
de consulta "Padrão" que é a consulta padrão de CEP e a opção
"ViaCEP", que é um webservice de alto desempenho para realizar
a consulta.
Importação de
Extrato: Selecione a maneira que o Start irá se comportar quando
for realizada a importação de um extrato, verifique cada opção abaixo:
- Caso selecione a opção “Usar
auto categorização e Regra de extrato”, o sistema categorizará os
lançamentos automaticamente se baseando no histórico dos lançamentos
(auto categorização) e também categorizará os lançamentos conforme as
regras de extrato que podem ser criadas na aba Categorias.
- A opção “Aplicar
somente regras de Categoria de Extrato”, realizará a
categorização conforme as regras de extrato, criadas na aba
Categorias.
- Se selecionar a opção
“Não utilizar a auto categorização", o sistema não
categorizará os lançamentos automaticamente e as categorias, planos
de contas e centros de custo deverão ser informados manualmente.
Validação CPF/CNPJ: Este campo irá
informar se realmente o CPF/CNPJ existe. Existem 3 configurações:
- Validar e bloquear
CPF/CNPJ: O
sistema irá validar, caso não exista ele irá bloquear.
- Validar e avisar: O sistema irá validar
e avisar se o CPF/CNPJ existe.
- Não validar: O sistema não irá
fazer a validação do CPF/CNPJ.
PASSO 2
Ao finalizar a
configuração é só clicar no botão "OK" para gravar.